Amicus lança Projeto Cultura na Escolas de Cachoeira

A Associação Cachoeirense de Amigos da Cultura – Amicus, com o apoio da 24ª Coordenadoria Regional de Educação, da Secretaria Municipal de Educação e do Núcleo Municipal da Cultura, lança o Projeto Cultura na Escola.

Conforme a Presidente da Amicus, Professora Marisa Tim Sari, o projeto previsto anteriormente para ser implantado em 2020, devido à pandemia, somente agora se torna viável. Este Projeto busca cumprir o Plano Municipal Decenal de Cultura, aprovado pela Lei Municipal Nº 4.432 de 2016. Seu principal objetivo é apoiar as escolas púbicas e privadas de ensino fundamental e médio, urbanas e rurais, de Cachoeira do Sul, no desenvolvimento das atividades culturais que já realizam ou que pretendam promover. Considerando que a maioria dessas escolas  possuem professores voluntários que atuam organizando e/ou apoiando atividades culturais, inclusive já inseridas no seu currículo, o referido Projeto propõe-se a oferecer oportunidades de atualização e qualificação para esses docentes em áreas e temas propostos pelos envolvidos.

Assim sendo, é importante enfatizar que o Projeto Cultura na Escola visa a estimular e apoiar o que as escolas já realizam, incentivando-as a desenvolver o previsto, quanto a competências gerais, na Base Nacional Comum Curricular, oportunizando aos alunos “valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural”.

A primeira atividade a ser promovida será a Oficina Escrita Poética para Professores Multiplicadores, indicados pelas escolas (uma vaga por estabelecimento). Esta Oficina integra o Programa da 36ª Feira Municipal do Livro, em dois momentos, de 4 horas cada um. O primeiro será presencial, a ser realizado no dia 2/10, sábado, das 8 às 12 horas, no auditório da Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha, pelos oficineiros Tiago Vargas e Mara Garin. Cada professor participante receberá a antologia Poetas do Vale XI, comemorativa aos 200 anos de Cachoeira do Sul, e também levará exemplares para a escola em que atua. O 2º momento será virtual, a realizar-se no dia 6/10, às 19h, com os oficineiros Tiago Vargas e Pippo Pezzini, poeta de Caxias do Sul. No total, os participantes terão 8h de formação e receberão certificado da Amicus.
O prazo para cada Escola enviar a Ficha II correspondente, por e-mail à Amicus, com a indicação de professor multiplicador para realizar a Oficina Escrita Poética é 28 , terça-feira.

Já o envio da Ficha I, com a indicação de professor coordenador ou apoiador voluntário das atividades culturais em cada Escola, pode ser remetida por e-mail até 8/10. Se houver professores voluntários colaboradores, a ficha pode ser multiplicada. Além disso, nesta Ficha, é solicitado que as escolas enviem sugestões de atividades de atualização e qualificação a serem oferecidas pela Amicus e órgãos parceiros.

Para dar início às ações, a Amicus enviou correspondência a todas as escolas, apresentando o Projeto e solicitando o preenchimento das fichas que servirão para confirmar sua adesão ao mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *