Estação Primavera no Hemisfério Sul, começa nesta quarta-feira

Começa nesta quarta-feira, no Hemisfério Sul  A mudança de estação ou  equinócio da primavera marca o momento exato do início da estação, às 16h21min trazendo dias mais longos e noites cada vez mais curtas. No Rio Grande do Sul, o tempo será marcado por um volume menor de chuvas e dias mais quentes do que o normal.

No RS, a chuva começa a diminuir de intensidade em relação aos meses anteriores de inverno. Com a primavera, as frentes frias ficam mais rápidas e acabam provocando menos precipitações.

A próxima primavera ocorrerá novamente sob a influência do fenômeno La Niña, o que fará com que o menor volume de chuvas se torne ainda mais evidente.

Isso não quer dizer que não choverá ou que será totalmente seco, nem que não ocorrerá chuva forte. Alguns eventos de precipitação intensa ainda são esperados, especialmente em setembro e outubro, mas a tendência é que sejam mais espaçados, com intervalos de uma semana a 14 dias, por exemplo.

Já em relação a enchentes, há ainda a possibilidade de acontecer, devido a essa expectativa de alguns dias (cerca de dois ou três) com chuvas volumosas no RS como um todo, mas, a partir de novembro, já não deve ocorrer.