Estado decide manter vacinação de adolescentes sem comorbidades

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) definiu que vai continuar contra covid 19 adolescentes sem comorbidades com o imunizante Pfizer , ainda que o Ministério da Saúde recomende a suspensão , neste momento. A decisão da SES foi tomada nesta terça-feira (21) em reunião da Comissão Intergestores Bipartite, na qual participam gestores municipais e estaduais.

De acordo com o presidente doConselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RS), Maicon Barros Lemos, a decisão do Estado está baseada no parecer da Anvisa  no qual o órgão recomenda a vacinação do grupo de 12 a 17 anos sem comorbidades. Segundo a Anvisa, o benefício da vacina Pfizer é maior que o risco.

Nos últimos dias, o Estado recebeu pouco mais do que 950 mil doses entre Pfizer, CoronaVac e AstraZeneca. Ficou acordado que, do total, 350 mil serão usadas para primeira dose, sendo cerca de 165 mil doses da Pfizer destinadas para imunizar adolescentes.

De acordo com a SES, o objetivo dessas doses é vacinar a totalidade dos jovens com 17 anos e 58% daqueles com 16. Municípios com estoques do imunizante estão autorizados a dar seguimento às faixas etárias subsequentes.

A distribuição das vacinas ocorre a partir de quarta-feira (22).

 

 

fonte Gaúcha/ZH