Dose de reforço em idosos deve ser feita seis meses após a segunda aplicação

Idosos com 70 anos ou mais devem buscar a terceira dose da vacina contra a covid seis meses após receberem a segunda aplicação. Portanto, a inclusão de novas pessoas será de forma automática: a cada dia que passa, mais indivíduos completam o prazo de seis meses e devem buscar um posto de saúde.

Como exemplo prático, nesta quinta-feira (16), estão aptos para receber a dose de reforço os idosos com mais de 70 anos que tomaram a segunda aplicação até 16 de março, independentemente da vacina usada – seja CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer ou Janssen. Na sexta-feira (17), estarão liberados aqueles que se vacinaram até 17 de março. No sábado (18), quem recebeu imunizante até 18 de março. E assim por diante.

A constatação exige que o público fique atento à data da segunda dose junto à carteira de vacinação para, assim, se dirigir aos postos de saúde quando chegar o dia certo da terceira dose.

No caso de imunossuprimidos – pessoas que tenham doenças capazes de abalar fortemente o sistema imunológico –, a terceira dose deve ser tomada 28 dias após a segunda. Nesta quinta-feira, portanto, podem se dirigir às unidades de saúde quem se vacinou em 19 de agosto. Na sexta-feira, estão liberados os que se vacinaram até 20 de agosto.

 

fonte Gaúcha/ZH