Cachoeira começa a vacinar adolescentes entre 15 e 17 anos nesta quarta-feira

Com a entrega de mais 2.142 doses de imunizantes anunciadas pelo Governo do Estado, a Secretaria Municipal da Saúde dá início nesta quarta-feira (15/09) a uma nova fase da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Cachoeira do Sul.

Além das doses de reforço em idosos institucionalizados, acamados e todos os maiores de 70 anos, esta etapa vai abranger os adolescentes sem comorbidades e pessoas com alto grau de imunosupressão com 18 anos ou mais. 

Todos os grupos prioritários citados, observados os detalhes pontuados na tabela abaixo (prazos, situações e idades), podem procurar uma das três maiores unidades sanitárias do município (US1/Prédio INSS, US4/Centro Social Urbano e US14/Bairro Marina) já a partir das 7h em busca da imunização.

No caso dos adolescentes, por exemplo, neste primeiro momento será chamada a faixa etária entre 15 e 17 anos.

As aplicações em 1ª e 2ª doses para pessoas com 18 anos ou mais continuam ocorrendo nas unidades da rede de saúde pública.

15/09 – NOVA ETAPA VACINAÇÃO COVID

  • Idosos com mais de 60 anos residentes em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs): 375 pessoas internadas nas 17 asilos – equipe do DVS;

  • Idosos acamados com 70 anos ou mais – equipe do DVS;

  • Idosos com 70 anos ou mais (precisam respeitar o prazo de seis meses da data da 2ª dose para buscarem a aplicação de reforço);

  • Adolescentes entre 15 e 17 anos sem comorbidades (nesta primeira fase, por uma questão de logística, a SMS chamará esta primeira faixa etária, baixando a idade gradualmente);

  • Pessoas com alto grau de imunossupressão, com 18 anos ou mais, nas seguintes condições:

– Imunodeficiência primária grave

– Quimioterapia para câncer

– Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras

– Pessoas vivendo com HIV/AIDS com CD4<200 céls/mm3

– Uso de corticóides em doses 20 mg/dia de prednisona ou equivalente por 14 dias

– Uso de drogas modificadoras da resposta imune

– Pacientes em hemodiálise

– Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias)

Nestes casos o intervalo da dose de reforço deverá ser de 28 dias após a última dose do esquema básico.

Importante
Não é preciso entrar em contato como a Secretaria da Saúde para solicitar a 3ª dose de acamados. A própria equipe do DVS tem este controle, baseado na aplicação das doses anteriores. No entanto, pessoas que fizeram as doses anteriores em postos de saúde, já tem 70 anos, mais de 6 meses da segunda dose e neste momento então acamados, precisam entrar em contato pelo telefone 3724.6112.

VACINAÇÃO COVID-19
1ª e 2ª DOSES

DOSES DE REFORÇO

US1/INSS
7h às 11h30 e das 13h30 às 16h

US4 – Centro Social Urbano
7h às 12h e das 13h às 16h

US14/Bairro Marina
7h30 às 11h45 e das 13h às 15h45