Prefeitura e UFSM serão parceiras para fortalecer a agricultura irrigada em Cachoeira

A Prefeitura de Cachoeira do Sul, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, e a UFSM firmaram acordo de parceria para desenvolvimento do Projeto “Fortalecimento da Agricultura Irrigada em Cachoeira do Sul”. Conforme o secretário Fernando Cantarelli, a atual gestão municipal busca trazer novas tecnologias para o produtor rural e a irrigação é uma tecnologia de retorno rápido, que potencializa o crescimento de pastagens e lavouras de grãos, bem como minimiza os efeitos da estiagem.

O Programa será coordenado pela professora Zanandra Boff de Oliveira (UFSM) e será executado pelos técnicos da SMAP e por alunos do Programa de Pós-Graduação em Agricultura de Precisão da UFSM que darão assessoria para a viabilização da instalação de sistemas de irrigação, para a construção de sistemas de armazenamento de água e para o manejo da irrigação. A UERGS também será parceira do Programa.

A Secretaria quer ser parceira dos agricultores na abertura de açudes, assim como na limpeza e reforma de reservatórios de água. “Vamos usar parte do valor do ITR que terá retorno para o produtor”, explica o secretário Cantarelli, se referindo ao Projeto de Lei do atual Governo que destina o valor arrecadado com o ITR para ações no meio rural.

O Programa será executado a partir de setembro, até dezembro de 2023, com o cronograma que contempla levantamento de interesse e aptidão, seguindo com agrupamento por localidades, coleta de dados, projetos de açudagem, projetos de sistemas de irrigação, acompanhamento da instalação e manejo da irrigação, o que inclui treinamentos sobre a operação do sistema.