Cachoeira entre as 4 cidades gaúchas selecionadas para mentoria de saúde do BNDES/Votorantim
Quatro municípios gaúchos, entre eles Cachoeira do Sul, estão entre os selecionados para participar do Programa de Apoio à Gestão Pública em Saúde (AGP Saúde), lançado pelo Instituto Votorantim em parceria com o BNDES. No total, 40 cidades de todas as regiões do Brasil foram selecionadas via chamada pública e receberão, gratuitamente, mentoria online com especialistas em gestão e saúde, com o objetivo de salvar vidas e alcançar mais eficiência no atendimento à população. Puderam participar da chamada pública municípios de todo o Brasil com até 350 mil habitantes. A seleção priorizou a quantidade de população dependente do Sistema Único de Saúde (SUS) e da cobertura a Atenção Básica à saúde.
O programa terá início em agosto para as novas cidades selecionadas e as participantes vão receber gratuitamente apoio para o enfrentamento da pandemia e também para aprimorar sua oferta de assistência integral à saúde, além de outras ferramentas de apoio. Cachoeira do Sul será representada na qualificação pelas servidoras da Secretaria Municipal da Saúde Simone Netto Mônego, Chefe do Planejamento da pasta; e Elisângela de Almeida da Luz, Chefe do Departamento de Atenção à Saúde (DAS).
PÚBLICO E PRIVADA
Além de obter a classificação à mentoria oferecida pelo setor privado, ambas servidoras obtiveram nesta mesma semana a aprovação para curso de gestão do Sistema Único de Saúde, o Ser Gestor SUS. Simone e Elisângela figuram na lista de aprovados para o treinamento que acontece na modalidade de Ensino à Distância (EAD) com o objetivo de ofertar aos gestores, gestoras e suas equipes uma formação complementar. O Ser Gestor SUS, com duração de 10 meses, trará temas importantes sobre as rotinas da gestão em uma secretaria municipal de saúde, aspectos específicos como modelos de gestão, atenção e governança do SUS, dentre outros temas essenciais para fazer uma gestão de excelência, assegurando o desenvolvimento de estratégias e habilidades técnicas.