HCB realiza 1ª captação de órgãos de 2021

A família de uma paciente de Cachoeira do Sul de 58 anos, autorizou a doação de órgãos após a confirmação da morte encefálica decorrente de um AVC Hemorrágico Cerebelar.  A captação de órgãos foi realizada no HCB no dia 21 de julho por uma equipe composta por dois médicos e um enfermeiro da OPO7 (Organização de Procura por Órgãos). Foram captados rins e fígado.

Esta é a 1ª captação realizada pelo hospital em 2021, totalizando 30 captações desde de 2002. De acordo com a enfermeira Vanessa Moura, Coordenadora da Unidade de Alta Complexidade (UTI, Bloco Cirúrgico, Serviço de nefrologia e Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT)) do hospital,  esse ano foram abertos dois protocolos por morte encefálica, onde um paciente não foi doador devido ser incompatível com doação e outro realizado a captação no dia 21 de julho de 2021.

Em setembro o HCB realiza a Semana de Conscientização da Doação de Órgãos e em breve será divulgada a programação das atividades para este.

Converse com a Fandango