Governador afirma que 13º salário de servidores pode ser pago em dia este ano

O governador Eduardo Leite  disse que o Estado pode pagar em dia o 13º salário do funcionalismo este ano, o que não ocorre desde 2016. A possibilidade foi levantada durante palestra na reunião-almoço Tá na Hora, promovida pela Associação Comercial e Industrial (ACI) em Santa Cruz do Sul.

De acordo com Leite, o enxugamento da máquina pública pode permitir que os servidores “cheguem ao fim do ano sem precisar fazer empréstimo para receber o 13º salário”. O modelo foi adotado no segundo ano do governo José Ivo Sartori (MDB) e mantido em todos os anos seguintes devido à incapacidade do Estado de repassar o benefício na data correta. Desde então, os servidores têm que optar por fazer um empréstimo junto ao Banrisul para receber a gratificação em dezembro ou recebê-la de forma parcelada, com juros, no ano seguinte.

Leite alegou que, além de justa com os servidores, a regularização do 13º “é de interesse de todos”, pois os juros custam aos cofres estaduais R$ 120 milhões por ano. “Significa que em seis anos o Estado pode gastar mais de R$ 70 milhões para pagar esses juros”, afirmou.

 

 

 

Fonte Portal Gaz