Defesa Civil realiza ação de atendimento e acolhimento de pessoas em situação de rua em Cachoeira

O grupo de Trabalho montado pelo prefeito José Otávio Germano para trabalho de acolhimento e cuidado da população em situação de rua, vem desenvolvendo um mapeamento de identificação e perfil deste público. Os serviços de Saúde e Assistência Social tem um trabalho continuado junto a esta população, que está intensificado neste momento.


A pandemia potencializou os problemas sociais, que fomentam o uso de drogas lícitas e ilícitas. Como resposta, a Prefeitura Municipal criou este grupo de trabalho, coordenado pela Defesa Civil, para potencializar as ações dos serviços e para dar uma resposta a este problema que também começou a aumentar a aglomeração e as brigas, principalmente no entorno do Paço Municipal, gerando uma situação de insegurança para a comunidade.

As abordagens de todos os serviços têm sido diárias, conseguindo que quatro pessoas que estavam em situação de rua aceitassem permanecer no Albergue Municipal onde receberá o devido tratamento social e de saúde. Foi necessária também a intervenção de profissionais de saúde do CAPS AD para remoção de uma paciente pelo SAMU que necessitava de cuidados especializados.

O coordenador da Defesa Civil, Edson das Neves Júnior, destaca que o foco do trabalho do grupo está direcionado integração do trabalho entre os dois principais serviços desta política pública, que são saúde e assistência social, a identificação do público para definição do Plano de Ação Integrado, onde as ações de saúde e de assistência social sejam interligadas pelos técnicos que trabalham na coletividade deste grupo e na individualidade de cada cidadão respeitando seus direitos, buscando quando necessário o tratamento e restabelecimento dos vínculos familiares, mas também trabalhando a conscientização sobre seus deveres e cuidados com si próprio e com a comunidade na qual estão inseridos.


Outras secretarias e instituições também serão acionadas para participar de ações nesta área, potencializando as ações regularmente já desenvolvidas pelas Secretarias de Trabalho e Ação Social e Saúde.