Forte massa de ar polar derrubará a temperatura no RS

Forte massa de ar frio vai derrubar a temperatura no Sul e em partes do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil. Não será uma incursão de ar polar tão intensa quanto a registrada no fim de junho, mas novamente o ar frio terá uma trajetória continental, avançando pelo interior do continente, e trazendo acentuado declínio da temperatura em diversos estados.No Rio Grande do Sul, as menores mínimas vão se dar entre domingo e quarta-feira da semana que vem.

A MetSul projeta marcas negativas ou próximas de 0ºC em grande número de cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina na primeira metade da próxima semana. Pontos de baixadas do Noroeste gaúcho podem registrar -3ºC a -4ºC. A área de Santa Maria, no Centro gaúcho, pode ter 1ºC a 2ºC. Em Uruguaiana, no Oeste, 2ºC a 4ºC de mínimas na primeira metade da semana que vem. Na fronteira com o Uruguai, Quaraí e Livramento podem baixar a marcas de -2ºC a 0ºC nas madrugadas maias frias. E, no Sul, na região de Pelotas pode fazer 1ºC ou 2ºC.

Além do ar gelado, o perfil muito seco da atmosfera favorecerá intenso resfriamento noturno. Com isso, mínimas tão baixas como -5ºC a -6ºC, em alguns locais até inferiores, podem ocorrer nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul e em áreas de baixadas de locais de maior altitude do estado gaúcho como da região de Soledade e da Serra do Sudeste. Na Serra Gaúcha, as mínimas, em geral, devem ficar entre 0ºC e 2ºC, mas com marcas muito menores nas áreas de baixadas.