Centro de Covid de Cachoeira agora terá Telemedicina

Uma estrutura extra está sendo montada no interior do CTG Os Gaudérios onde funcionará paralelamente ao Centro de Combate à Covid, a partir desta quinta-feira (17/06), o Pronto Atendimento Virtual, um projeto-piloto para ampliar a capacidade de atendimento e, com isso, agilizá-lo. A iniciativa trata-se de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde e a empresa BRS Healthcare, que em sua proposta comercial ofereceu 15 dias de uso do sistema sem custo para a pasta, a título de experimento das funcionalidades de acolhimento de pacientes Covid-19 e telediagnósticos.

A plataforma de telemedicina inclui profissionais médicos e central de laudos numa alternativa ao atendimento presencial, o que vem ao encontro com o novo modelo de assistência de saúde adotado em todo o país, deflagrado sobretudo após a pandemia, e vem suprir a maior deficiência no momento para a operacionalidade do centro da Covid, que é a falta de profissionais médicos. Desta forma, explica o secretário da saúde Marcelo Figueiró, será possível duplicar a capacidade de assistência aos pacientes, pois estarão atuando, simultaneamente, a equipe escalada e fisicamente na unidade e ainda a plataforma da telemedicina com sua estrutura própria virtual. “É fundamental utilizar novas tecnologias para facilitar o acesso da população à saúde”, destaca Figueiró. Ao início da consulta online, o médico apresenta o registro no Conselho Regional de Medicina e estará habilitado a expedir o receituário durante o atendimento, que será impresso e entregue ao paciente na unidade.

 

A EMPRESA

A BRS Healthcare é um grupo empresarial que atua em gestão de saúde em empresas, operadoras de saúde, hospitais e governo, estando localizada nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Uma equipe da empresa está nesta quarta-feira (16/06) na cidade auxiliando no treinamento dos profissionais que atuarão no PA Virtual, um serviço de monitoramento ativo que, neste período de teste, funcionará de segunda a sexta-feiras em horário comercial. O Centro de Combate à Covid-19 está localizado na Rua Farroupilha, nº 365 e funciona das 8h às 19h nos dias de semana e das 9h às 14h aos sábados e domingos.

ACOLHIMENTO VIRTUAL COVID-19

O Programa de Acolhimento Covid conta com equipe de enfermeiros e médicos (atendimento por videochamada), com estrutura organizada para absorver e tratar as demandas relacionadas ao coronavírus, partindo do mapeamento dos primeiros sintomas, passando pelo monitoramento ativo que segue três protocolos distintos de conduta, considerando a classificação de risco dos pacientes a serem monitorados.

* monitoramento diário

* monitoramento a cada 48 horas

* acompanhamento da síndrome pós-Covid