Johnson adia envio de vacinas que chegariam nesta terça ao Brasil

O carregamento com três milhões de vacinas da Johnson, previsto para chegar na terça-feira ao Brasil, não desembarcará na data prevista. O cancelamento foi confirmado pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira. A pasta prevê, porém, que as doses devem chegar ainda nesta semana no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. A empresa norte-americana informou que não conseguiu embarcar o carregamento nesta segunda.

As vacinas têm prazo de validade até 27 de junho. Por isso, o Ministério terá poucos dias para a distribuição e aplicação das doses. A estratégia da pasta prevê a distribuição em cinco dias com a utilização só nas capitais. Na última sexta-feira, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reuniu com a farmacêutica para discutir o o pedido de extensão do prazo de validade da vacina no Brasil. Atualmente, o prazo de validade aprovado pela Anvisa é de três meses, a proposta da empresa é ampliar para quatro meses e meio. A agência reguladora dos Estados Unidos já aprovou essa extensão.

Sobre a vacina

A vacina é fabricada pela Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson, e é administrada em dose única, diferentemente dos outros imunizantes em aplicação no Brasil. A Anvisa autorizou o uso emergencial da vacina no dia 31 de março. O infectologista Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e membro do Comitê Técnico Assessor do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, explica que o imunizante é fabricado por meio da tecnologia do adenovírus vetor, assim como a vacina da AstraZeneca, que já está em aplicação no Brasil.

 

 

 

 

fonte R7