Indústria mantém crescimento em meio a pandemia, diz CNI

A atividade industrial seguiu em crescimento no mês de abril, o pior mês da pandemia de Covid-19, com aumentos dos indíces da produção (horas trabalhadas na produção e utilização da capacidade instalada) e do mercado de trabalho (emprego, massa salarial real e rendimento médio real). Apenas o faturamento caiu na passagem de março para abril.

Os dados são da publicação mensal Indicadores Industriais, da Confederação Nacional da Indústria (CNI). As horas trabalhadas na produção cresceram 0,7% em abril de 2021. A utilização da capacidade instalada continuou elevada e mostrou novo crescimento em abril, mantendo-se acima de 80% pelo segundo mês consecutivo.

O emprego industrial também continuou crescendo, em meio a nove meses consecutivos de alta, enquanto o crescimento da massa salarial registrou novo crescimento fez a taxa retornar ao patamar de fevereiro de 2020 (pré-pandemia).

Os índices da massa salarial também voltaram aos níveis de antes da pandemia, após aumento de 1,6% em abril. É a segunda alta consecutiva, que já havia registrado crescimento de 1% em março.

O rendimento médio real também cresceu pelo segundo mês, de forma mais moderada (alta de apenas 0,2%). O faturamento, por sua vez, mostrou queda na comparação mensal, de 1,3%. O índice vem oscilando há alguns meses, mas se mantém em patamar elevado, acima do registrado antes da pandemia.

 

Converse com a Fandango