Desde o início da fiscalização, 139 pessoas foram flagradas descumprindo isolamento em Cachoeira

Secretaria da Saúde e Defesa Civil reuniram equipe de servidores públicos nesta segunda-feira (07/06) para avaliar os primeiros dias da ação de monitoramento dos positivados pela Covid-19 e suspeitos de contágio pela doença em Cachoeira do Sul.

Deflagrada na quarta-feira passada (02), a operação visitou 1.170 domicílios no perímetro urbano e interior até sábado, tendo registrado neste período 139 moradores diagnosticados para coronavírus ou com suspeita da doença descumprindo o isolamento.

Nesta primeira fase emergencial, em que o prefeito José Otávio Germano determinou uma radiografia da pandemia na cidade e o acompanhamento direto dos contaminados, mais de 50 funcionários municipais foram mobilizados em 12 automóveis – entre utilitários e veículos de passeio -, que transportaram agentes comunitários de saúde e de endemias, fiscais do Departamento de Vigilância Sanitária, equipe da Defesa Civil e demais servidores das áreas técnica e operacional da Saúde e demais secretarias.

Cada ausência verificada gerou um Termo de Constatação de Monitoramento a partir do qual foi lavrada uma ocorrência baseada no art. 268 do Código Penal – infringir determinação do Poder Público destinada a impedir propagação de doença contagiosa. O Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) faz a análise de cada caso e gera os Autos de Infrações Sanitárias, que serão encaminhados às pessoas autuadas pelos Correios – estes terão 15 dias para apresentar, presencialmente, justificativas por escrito ao DVS. O departamento tem 10 dias para julgar o argumento: se ele for considerado aceitável, é emitida uma advertência; caso a justificativa não seja aceita, gera-se multa que parte do valor de R$ 2 mil.

AÇÃO CONTINUA

A partir de hoje a ação de monitoramento dos positivados e suspeitos da Covid-19 entra na segunda fase, com quatro turmas atuando pela cidade e interior, com a meta de promover uma média de 100 visitas ao dia. As equipes, que praticamente zeraram a demanda reprimida de pacientes a serem monitorados, estão orientadas a visitarem os casos novos registrados nos últimos dias pelas redes pública e privada (testes oriundos de farmácias e laboratórios) e retornarem aos domicílios onde os pacientes necessitarem de mais atenção.

Monitoramento Positivados e Suspeitos

Dia 01 – 02/06

visitas: 293 notificados: 44

Dia 02 – 03/06

visitas: 425 notificados: 64

Dia 03 – 04/06

visitas: 230 notificados: 10

Dia 04 – 05/06

visitas: 222 notificados: 21

Total de visitas: 1.170 notificados: 139