108 notificados com Covid descumprindo isolamento em Cachoeira

Retomada  quinta-feira (03/06), feriado de Corpus Christi, a ação de monitoramento dos positivados pela Covid-19 ou com suspeita pela doença, que vem sendo desempenhada pela Secretaria Municipal da Saúde e Defesa Civil, visitou mais 425 endereços. Neste segundo dia de operações, as equipes novamente percorreram, simultaneamente, vários bairros da cidade, onde foram apontados mais 64 pacientes diagnosticados ou aguardando resultados de exames para o coronavírus ausentes de seus domicílios, o que elevou o total acumulado de moradores descumprindo o isolamento para 108 (foram 44 registros no primeiro dia).

A ação deflagrada nesta quarta-feira (02/06) pela Prefeitura Municipal, com a participação de mais de 50 servidores públicos, em mais um esforço para buscar conter os índices de contaminação pela Covid e tendo em vista o colapso do hospital, já percorreu 718 residências e continua nesta sexta-feira. “Não vamos poupar esforços para cumprir a missão dada pelo prefeito de conferirmos se todos os que foram diagnosticados, estão sob suspeita ou em contato com os doentes vêm cumprindo o isolamento conforme orientação médica e o compromisso com o coletivo”, explica o secretário da saúde, Marcelo Figueiró.

Ao todo, 12 automóveis foram mobilizados nas atividades, entre utilitários e veículos de passeio, que transportaram agentes comunitários de saúde e de endemias, fiscais do Departamento de Vigilância Sanitária, equipe da Defesa Civil e demais servidores das áreas técnica e operacional da Saúde e demais secretarias. Cada ausência verificada gerou um Termo de Constatação de Monitoramento a partir do qual foi lavrada uma ocorrência baseada no art. 268 do Código Penal – infringir determinação do Poder Público destinada a impedir propagação de doença contagiosa. A ação de monitoramento prossegue pelos próximos dias, até que todos os positivados sejam monitorados pelas equipes.