Servidores da Corsan e Banrisul protestam contra PEC das privatizações em POA

Servidores da Corsan e do Banrisul protestaram, nesta terça-feira, na área central de Porto Alegre, contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 280/2019 que trata sobre a retirada da obrigatoriedade de plebiscito para a privatização das estatais. A matéria estava prevista para ser votada, hoje, na Assembleia Legislativa. Porém, o governo gaúcho desistiu de votar devido à inexistência de margem na votação em primeiro turno e também à falta de votos.

Com uso de carro de som, dezenas de servidores com cartazes e bandeiras gritavam palavras de ordem contra a intenção do governo de privatizar as estatais. O ato promovido pelo SindBancários e Sindiágua teve início ao lado do prédio da agência central do Banrisul, na Praça da Alfândega. Um “abraço simbólico” foi realizado no prédio do Banrisul pelos servidores para demonstrar contrariedade à venda das instituições.

A manifestação chegou a bloquear a rua Caldas Jr, no Centro Histórico. Ainda pela manhã, os manifestantes caminharam até a Praça da Matriz onde encerraram o protesto em frente à sede do governo estadual. Agentes da Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) e policiais militares acompanharam o movimento que ocorreu de forma pacífica.

“É triste que neste momento de pandemia o governo queira retirar direitos dos gaúchos, entregar nossas estatais, desestruturar a Corsan que funciona, ao invés de cuidar do povo. O momento é de zelo, cuidado com a população e, os ditos “representantes” do povo, só conseguem visualizar o lucro, fugindo do debate com a sociedade. Lembraremos de todos nas próximas eleições, pois deputados/as servem para dar voz ao povo e não para calar o povo”, afirma o presidente do Sindiágua, Arilson Wünsch.

Para os servidores, o recuo do executivo em não colocar a matéria para votação é visto como uma “vitória parcial”. Com a possibilidade da pauta ir a plenário nas próximas semanas, as categorias iniciaram um calendário de mobilizações. A direção dos sindicatos envolvidos irão conversar com deputados estaduais e mobilizar a base dos servidores em todo o Estado.

A funcionária do Banrisul Ana Maria Betim Furquim lembrou que as dificuldades da luta em função da pandemia desafiaram o movimento sindical. Uma das lições que a diretora diz ter aprendido e que vai falar com os colegas de sua base é prestar atenção em quem votar no ano que vem. O atual governador Eduardo Leite prometeu na Campanha Eleitoral de 2018 que não venderia o Banrisul e a Corsan. Que chamaria plebiscito. “Não podemos mais eleger privatistas”, finalizou Ana.

 

 

 

fonte Rádio Guaíba