Municípios da Região também irão manter protocolos de Bandeira Vermelha

O Procurador-Geral do Município de Cachoeira do Sul, Hélio Garcia Junior, e a Procuradora Juliana Flores participaram na tarde desta segunda-feira (17) de uma reunião com os municípios integrantes da AMCSERRA – Associação dos Municípios do Centro Serra, em Sobradinho. A Associação representa a Região 27 Covid-19, da qual Cachoeira é sede. Além de Cachoeira do Sul, a reunião contou com a presença de representantes de Arroio do Tigre, Estrela Velha, Ibarama, Cerro Branco, Sobradinho, Passa Sete, Lagoa Bonita do Sul, Segredo e Novo Cabrais.

A decisão da Associação, hoje presidida pelo prefeito de Segredo, Valdir José Rodrigues, foi pela manutenção dos protocolos que eram descritos na bandeira vermelha e que estavam vigentes até então. A justificativa pela manutenção das regras já aplicadas é a preocupação de todos os prefeitos com a situação do Hospital de Caridade e Beneficência, que atende toda a região. “Os prefeitos entendem que é necessário um esforço conjunto para que tenhamos melhora na situação do HCB, por isso a decisão foi unânime”, explicou o Procurador Hélio Garcia Junior.

Criação do Comitê Regional – Durante a reunião também foi criado o Comitê Regional, conforme determina o novo Decreto do Governo do Estado, que será responsável por acompanhar a situação da pandemia e responder formalmente aos alertas emitidos pelo Estado.

O Comitê é formado por:

Solange Terezinha Alves de Oliveira – Especialista em Saúde Pública e Saúde do Trabalhador e Coordenadora do NUREVS ( Núcleo Regional de Vigilância em Saúde);

Marcelo Figueiró- Secretário Municipal de Saúde de Cachoeira do Sul;

Juliana Cruz Flores – Procuradora Municipal de Cachoeira do Sul;

Luciano Morschel – Superintendente do HCB;

Lucas Proença Dahlke – Médico Infectologista – Diretor Técnico do HCB;

Altemar Rech – Secretário Executivo do Consórcio intermunicipal Vale do Jacuí;

Rodrigo Adriano Stoll – Secretário Executivo da AMCSERRA;

Charles Hermes – Procurador Jurídico da Prefeitura Municipal de Sobradinho.