Gestantes que receberam primeira dose da AstraZeneca no RS, devem aguardar orientação

A partir da suspensão da vacina Oxford/AstraZeneca em gestantes no Rio Grande do Sul, novas informações foram divulgadas nesta terça-feira pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). As gestantes que já realizaram a primeira dose (D1) com este imunizante deverão aguardar novas orientações com relação à aplicação da segunda dose (D2).

Até este momento, a secretaria ainda não tem notificado algum evento adverso grave em gestantes no Estado.

No que diz respeito à vacinação das puérperas, mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto, não há uma definição sobre o assunto. A SES informou que aguarda uma nova orientação do Ministério da Saúde.

Posição da OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que gestantes podem receber a vacina se o benefício superar os riscos potenciais da vacina. “Embora a gravidez coloque as mulheres em maior risco de Covid-19 grave, poucos dados estão disponíveis para avaliar a segurança da vacina na gravidez. Por esse motivo, aquelas com alto risco de exposição ao SARS-CoV-2 (por exemplo, profissionais de saúde) ou que têm comorbidades que aumentam o risco de doença grave podem ser vacinadas em consulta com seu médico”, afirma.