Aulas presenciais nas Escolas Municipais de Cachoeira, começam nesta segunda-feira

Recomeçam nesta segunda-feira, dia 10, as aulas presenciais nas Escolas Municipais de Cachoeira, conforme calendário elaborado na semana passada pela Secretaria Municipal de Educação

Os primeiros a retornarem em 10 de maio (próxima segunda-feira) serão os alunos da pré-escola (4 e 5 anos) das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) do 1º e 2º ano das EMEFs.

Neste dia retornarão também todas as atividades das Escolas de Educação Infantil (EEIs), das chamadas escolas conveniadas. São elas a Rica Carvalho Bernardes, Padre Renato Tonon e Emma de Bem Garcia, que voltarão a receber a crianças de 0 a 5 anos.

No dia 17 de maio será a vez do retorno dos estudantes do 3º ao 5º ano das EMEFs e os pequenos em idade de creche e maternal (0 a 3 anos) das EMEIs. Em 24 de maio, recomeçam as atividades presenciais para os estudantes de 6º ao 9º anos da EMEFs e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

REVEZAMENTO – A Secretária Municipal de Educação, Angela Schuh, explica que o atendimento será feito em forma de revezamento, que será definido pelos gestores. “As direções estão entrando em contato com os pais e explicando como funcionará o atendimento em cada escola”, ressalta. Angela frisa ainda que nas escolas do campo, o transporte escolar também levará apenas 50% dos estudantes que normalmente transportaria, por isso também a necessidade de revezamento nas escolas do interior.

A secretária complementa que todos os veículos, tanto os próprios da Prefeitura quanto os terceirizados, terão termômetro para verificação de temperatura.

A secretária de Educação, Angela Schuh, enfatiza que as escolas estão preparadas física e pedagogicamente para atender aos estudantes da rede municipal, que estão sem atividades presenciais desde abril de 2020. Ela destaca ainda que, os pais que optarem por não enviarem seus filhos para a escola neste momento, poderão permanecer com o ensino remoto.

Desde 2020 as escolas municipais vem preparando seus planos de contingência e se preparando para o retorno das atividades. Todos os documentos foram revisados neste ano e aprovados pelo Centro de Operação de Emergência (COE) da Educação. Entre as recomendações estão o distanciamento de 1,5 metro entre classes, disponibilização de álcool em gel e uso de máscaras para todos (alunos, professores e funcionários). As atividades escolares serão de 3 horas diárias para os estudantes. A 4º hora do professor na escola, será destinada à preparação do material para enviar aos estudantes que estiverem em atividades remotas, que permanecerão sendo entregues a cada 15 dias.

 

Alimentação escolar e pracinhas

 

A alimentação escolar oferecida aos estudantes na escola também terá cuidados especiais. A ida ao refeitório será feita em pequenos grupos, onde será mantido o distanciamento. A cada troca de grupo, o espaço será higienizado. Neste momento, brinquedos de uso coletivo como os das praças das escolas, não poderão ser usados.

 

Todas as escolas receberam kits contendo termômetros, álcool gel, álcool líquido, máscaras, luvas, lixeiras com pedal, desinfetante e tapetes sanitisantes.

Volta às aulas da rede municipal

 

10 de maio

– Pré-escola (4 e 5 anos) das EMEIs e das EMEFs

– 1º e 2º ano das EMEFs.

– Bercário, maternal e pré-escola das escolas conveniadas (Rica Carvalho Bernardes, Padre Renato Tonon e Emma de Bem Garcia)

 

17 de maio

– 3º ao 5º ano das EMEFs

– Creche e maternal (0 a 3 anos) das EMEIs

 

24 de maio

– 6º ao 9º anos da EMEFs e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).