Apenas 374 portadores de comorbidades se vacinaram na sexta-feira, em Cachoeira

A campanha da vacinação contra a Covid-19 teve nova etapa entre as 17h e 22h da sexta-feira (30/04), quando mais 374 doses foram aplicadas no drive thru do Parque da Fenarroz e nos três maiores postos de saúde da cidade – US1/INSS, US4/Centro Social Urbano e US14/Bairro Marina. As unidades da rede pública fizeram horário unificado para vacinar, somente em 1ª dose, os idosos com 60 anos ou mais, o grupo com comorbidades (54 a 59 anos), pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) – estes entre 55 e 59 anos – e portadores da síndrome de down a partir dos 18 anos de idade, pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), gestantes e puérperas com comorbidades.

Apenas a estratégia de vacinação no carro, no Parque da Fenarroz, aplicou 118 vacinas nesta sexta-feira. Já as três maiores unidades sanitárias imunizaram, juntas, 256 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Está sendo uma fase diferente da imunização até agora e precisamos da cooperação das pessoas com as equipes para que possamos atender a todas as exigências dos protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde”, acentua o secretário Marcelo Figueiró, referindo-se ao fato de que, no caso das comorbidades, há exigência de comprovação das doenças e conferência da documentação pelos profissionais da saúde. Para receber a vacina, o usuário precisa apresentar documento oficial com foto e CPF, assim como a carteira de vacinação. No caso dos laudos ou atestados médicos das comorbidades, é necessário que o paciente esteja portando a via original e uma cópia, já que esta última ficará retida no local da vacinação.

A imunização em 1ª dose para idosos (60 anos ou mais) e grupo das comorbidades continuará a partir desta segunda-feira (03/05) nas US1/INSS, US4/Centro Social Urbano e US14/Bairro Marina.

 

VACINAÇÃO SEXTA-FEIRA 30/04 – DRIVE + UNIDADES = 374 DOSES
1a doses

Drive Thru Fenarroz – 118 doses
Unidades de saúde – 256 doses
US1/INSS – 98 doses
US4/Centro Social Urbano – 92 doses
US14/Bairro Marina – 66 doses

QUEM PODE SER VACINADO?

* Idosos 60 anos ou mais
Documento de identidade oficial, CPF e carteira de vacinação;

* Beneficiados do BPC (deficiência permanente 55 a 59 anos)
Carta emitida pelo INSS ou folha do cadastro único, que é feito nos CRAS ou comprovante que é beneficiário do BCP (Benefício de Prestação Continuada) que pode ser impresso no site do INSS
Documento de identidade oficial, CPF e carteira de vacinação;

* Comorbidades (54 a 59 anos)
Diabéticos – apresentar receita atualizada (últimos 12 meses) ou carteirinha do diabético
Documento de identidade oficial, CPF e carteira de vacinação;

Demais comorbidades:
Apresentar Atestado ou laudo médico com CID e descrição da comorbidade, com cópia para ficar retida
Documento de identidade oficial, CPF e carteira de vacinação.