Cachoeira recebe 2745 doses para vacinar comorbidades, que ocorrerá no final da tarde desta sexta-feira

O Secretário Municipal da Saúde, Marcelo Figueiró, informou em entrevista para Rádio Fandango FM, que a vacinação em pessoas com comorbidades ocorrerá das 17 horas às 22 horas desta sexta-feira, com a chegada de mais vacinas para Cachoeira do Sul. As vacinas serão feitas no Driv Trhu da Fenarroz, na US 1 (junto iNSS) US 4 (Centro Social Urbano) e US 14 no bairro Marina. Conforme o Secretário, ainda não está definido qual a faixa etária de comorbidades que será beneficiada, mas para se vacinar a pessoa deverá apresentar um laudo médico, com a comprovação da doença elencada pelo Ministério da Saúde.

Fase 1 serão vacinadas:

– as pessoas com síndrome de down maiores de 18 anos;

– pessoas com doenças renais que fazem tratamento por diálise maiores de 18 anos;

– gestante e puérperas (passaram há menos de 45 dias pelo parto) e têm alguma comorbidade, maiores de 18 anos;

– pessoas com 55 a 59 anos com comorbidades;

– pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos.

Fase 2,

Será aberta a vacinação para demais pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC e gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes e divididas por idade, assim como ocorre no grupo dos idosos. Após completar a faixa das pessoas de 55 a 59 anos, inicia-se a aplicação nas pessoas com 50 a 54 anos, depois 45 a 49 anos e assim por diante, até os 18 anos.