4.769 pessoas não fizeram a segunda dose da vacina em Cachoeira

Em Cachoeira do Sul 4.769 pessoas não foram imunizadas com a segunda dose da vacina contra a covid-19, conforme levantamento divulgado nesta terça-feira (27) pela 8ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). Na semana passada, eram 1.413. Na relação dos motivos, estão desistência e o fato de que os estados não poderem armazenar vacinas.

Tem outro fator que nesta semana agravou ainda mais o percentual de ausentes: a falta de recomposição da vacina CoronaVac o que deixou muita gente sem vacina. “É preocupante”, diz o coordenador da 8ª CRS, Júlio Lopes, acrescentando que o Ministério da Saúde exigiu que não houvesse armazenamento de vacinas. Ele disse que semanalmente, a 8ª CRS divulga o quadro geral de vacinas no município.

Diante da falta da CoronaVac em todo o país, o Ministério da Saúde, o Ministério da Saúde divulgou comunicado enfatizando que a segunda dose do imunizante deve ser aplicada mesmo nos casos em que houver atraso no esquema vacinal.

De acordo com a pasta, ações estão sendo viabilizadas em apoio aos estados, de forma a promover a garantia da compensação e o fechamento dos esquemas (de duas doses) dos grupos prioritários iniciados, com as novas remessas a serem recebidas na primeira quinzena de maio.

A aplicação da vacina em Cachoeira está a cargo da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com a pasta os números atualizados até esta terça-feira (27) são os seguintes:

– 22.039 primeira dose
– 9.578 segunda dose

 

 

 

fonte Jornal O Correio