Abertura Oficial da Colheita da Noz Pecã acontece nesta quinta-feira

A Prefeitura de Cachoeira do Sul, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, é uma das apoiadoras da III Abertura Oficial da Colheita da Noz Pecã, que acontecerá em formato digital neste dia 29 de abril,  quinta-feira, a partir das 9h, no canal do Rio Grande Rural no youtube.

Durante o evento, serão exibidos depoimentos do prefeito José Otávio Germano, do produtor Ezequiel Garske e da empresa Pecanita, produtora e industrializadora de noz pecã em Cachoeira.

A força da Noz Pecã – Cachoeira do Sul é o município com a maior área de plantio de noz pecã no país, com 1.150 hectares e 81 pomares, e tem o maior pomar particular da América Latina, com 700 hectares. A estimativa de colheita para este ano é de 1.050 toneladas, superando as 900 toneladas colhidas em 2020. Na área de industrialização, Cachoeira tem as duas maiores empresas do país, a Pecanita Agroindustrial e a Divinut. Além disso, as duas empresas, a Paralelo 30 e outros viveiros são responsáveis por 70% de todas as mudas de noz pecã produzidas e comercializadas no RS. O setor gera 140 empregos diretos e muitos indiretos, além de aproximadamente 500 empregos temporários na época da colheita. Como grande produtor agrícola, o Rio Grande do Sul também encontra na pecanicultura uma alternativa para cultivar plantas que sejam menos atingidas pelas instabilidades climáticas.