Cachoeira confirma seu primeiro caso de dengue no Bairro Tupinambá

Um homem de 50 anos, morador do Bairro Tupinambá, foi confirmado nesta segunda-feira (26) como o primeiro caso de paciente infectado com dengue, mesmo sem ter saído do Município. O homem apresentou sintomas e fez exame no último dia 19 e a amostra foi enviada ao Lacen, em Porto Alegre. De bióloga do Departamento de Vigilância em Saúde e coordenadora do Programa de Combate e Enfrentamento ao Aedes Aegypti, Rosinele Perez, o homem se recupera em casa.

O departamento registrou também o caso suspeito de um outro homem, de 41 anos, morador do Bairro Ponche Verde. Ele ainda aguarda resultado do exame. No entanto, Rosinele enfatiza que ele esteve em Santa Cruz do Sul nos últimos dias, cidade que apresenta um grande número de casos confirmados.

Nesta segunda-feira, os agentes de endemias do Departamento de Vigilância em Saúde fizeram um trabalho chamado de bloqueio de transmissão no Bairro Ponche Verde. 8 agentes fizeram um trabalho intensivo para eliminação de criadouros, orientação para limpeza de piscinas, aplicação de larvicida em possíveis fontes de contaminação que não podem ser removidas e pulverização em nuvens de mosquitos localizadas em uma extensão de 9 quadras. Nesta terça-feira (27), o mesmo trabalho será feito no Bairro Tupinambá, bairro onde reside o primeiro caso confirmado

Temos apenas um caso. Não é motivo de pânico, mas é motivo de grande alerta. Já temos registro de mosquito Aedes aegypti em praticamente todos os bairros da cidade. Se tivermos pessoas infectadas e um mosquito picá-la, pode transmitir para outras pessoas. Por isso é preciso muito cuidado e atenção para a eliminação dos criadouros”, explica a bióloga.

Memória: Cachoeira do Sul registrou um caso de paciente infectado com dengue em 2010. No entanto, a pessoa havia viajado e desenvolveu sintomas assim que retornou. Foi um caso único naquele ano.