Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta segunda-feira, maratona de testagem da população

Começa nesta segunda-feira (26/04), em estrutura montada em frente a Prefeitura Municipal, o processo de testagem da população cachoeirense para a Covid-19. Esta nova ação no combate à pandemia está sendo executada pela Secretaria Municipal da Saúde após o recebimento da doação de 30 mil testes pela Administração Pública na semana passada. Em parceria com a Defesa Civil e Departamento de Trânsito, a pasta instalará uma tenda de coleta de amostras nas imediações do Château d´Eau, nos moldes do Drive Thru da vacinação, onde a partir das 7h estarão sendo atendidos os servidores das secretarias municipais em seus setores administrativos/operacionais, conforme escala previamente organizada pelo gabinete do prefeito e obedecendo todos os protocolos de segurança que o momento exige (máscara facial, higienização das mãos com álcool gel e distanciamento mínimo).

No turno da tarde, até às 17h, será viabilizada no local a testagem dos professores municipais, por escolas, a partir da organização da Secretaria Municipal da Educação. Em caso de chuva nesta segunda-feira, todo o trabalho das equipes será transferido para o interior da Catedral Nossa Senhora da Conceição. Neste primeiro dia da maratona de testagem para a Covid-19, enquanto a ação com os servidores se desenvolve no Paço Municipal, a Secretaria da Saúde dará início também ao acesso para toda a população com o envio de aproximadamente 3 mil testes para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e mil testes para cada um dos nove postos da rede municipal de saúde. Para ser submetido à coleta, basta o cidadão comparecer a um dos locais portando documento de identidade e CPF.

Paralelamente, a Saúde também vai levar a estrutura para aplicação dos testes aos bairros, escolas, empresas e organizações. Nesta terça-feira (27/04), a tenda itinerante deixa o Paço Municipal e segue para a Unidade Sanitária 1, junto ao prédio do INSS, das 7h30 às 11h45min e das 13h30min às 16h. Também na terça, uma equipe técnica estará deslocando para a localidade do Piquiri, na Vila Vargas, onde os moradores serão examinados entre 9h e 12h. “Cachoeira já possui 22 mil vacinados com a primeira dose, mais de um quarto da população. Também tem seis mil pessoas que já tiveram a doença. Vinte mil cachoeirenses são crianças e adolescentes e, agora, poderemos testar os 30 mil restantes para ter um panorama melhor do comportamento da doença em nossa cidade”, contabiliza o secretário da saúde, Marcelo Figueiró.