LAMOT da UFSM/Cachoeira apresenta suas ações durante a pandemia

Desde março de 2020, nossa sociedade precisou se adaptar às medidas de combate à Covid-19. Apesar dos desafios impostos, o Laboratório de Mobilidade e Logística (LAMOT) também conseguiu se adaptar e realizar diversas ações ao longe deste período.

Para mostrar o trabalho desenvolvido, o LAMOT organizou uma apresentação que foi lançada na última quarta-feira (14) no canal do Youtube do Laboratório. Neste vídeo, é possível entender melhor a estrutura do LAMOT e suas ações desde a sua criação, em 2016.

Segundo a Profa. Vanessa Alves, uma das coordenadoras do Laboratório, “o grupo superou as barreiras impostas pelas atividades remotas e está conseguindo desenvolver muita coisa, de forma segura, cada um na sua casa, pois nossas ferramentas são fundamentalmente de coleta e processamento de dados, com apoio em recursos bibliográficos online”.

Além das palestras e debates, com a participação de especialistas e representantes dos diversos setores da sociedade, promovidos de forma remota, a equipe utilizou esse período para realizar diversas pesquisas com o objetivo de entender e propor melhorias no que tange questões relativas à mobilidade, transporte e logística.

Dentre os estudos estão os voltados para cidade de Cachoeira do Sul, como os ligados ao transporte urbano de mercadorias; à identificação de pontos de maior risco de acidentes e estratégias de prevenção; ao estacionamento no centro da cidade; ao transporte público; à qualidade das calçadas da área central; ao transporte por aplicativos; e às características de embarcações para transporte de grãos na hidrovia do Jacuí; e também os direcionados para outros municípios do Rio Grande do Sul, como o assessoramento à Prefeitura de Estrela Velha – RS para diagnóstico de deficiências e oportunidades para atuação em praça pública desde o ponto de vista de mobilidade sustentável e democratização do espaço público, em colaboração com técnicos da prefeitura e a partir da opinião dos cidadãos.

Ainda, o LAMOT realizou análises que auxiliam no desenvolvimento do ensino e da mobilidade da comunidade acadêmica da UFSM, como a análise de padrões de viagens dos estudantes, docentes e técnicos administrativos do campus da UFSM em Cachoeira do Sul para identificação dos fatores que influenciam nas escolhas de modos de transporte e proposição de medidas em prol da sustentabilidade; a pesquisa de percepção de docentes e discentes sobre aplicação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem em disciplinas do curso de Engenharia Civil da UFSM; e a elaboração de plataforma digital para mapeamento de problemas de mobilidade e infraestrutura nos campi da UFSM para incorporação ao plano estratégico e de gestão da instituição e assim otimizar sua detecção e solução.

Durante a pandemia, a equipe do Laboratório também realizou estudos voltados a analisar os impactos deste momento na mobilidade e na logística. Entre estas pesquisas estão: análise de impactos da pandemia de Covid-19 no perfil de deslocamentos e nas preferências de mobilidade em cidades brasileiras, com foco em Cachoeira do Sul, Santa Maria, Caxias do Sul e Porto Alegre, para comparação de perfis segundo porte das cidades, infraestrutura de mobilidade disponível e rotinas de viagens urbanas; estudo das preferências de mobilidade dos estudantes da UFSM em relação com suas características para auxiliar no planejamento do retorno às atividades presenciais de forma segura, ordenada e sustentável; e os impactos da pandemia do covid-19 no comportamento do compra dos consumidores e nas operações varejistas.

Ainda recentemente, pesquisadores do LAMOT publicaram um artigo científico na International Journal of Injury Control and Safety Promotion, revista especializada de alto impacto no campo da segurança de transportes.  O trabalho, desenvolvido pela aluna Letícia Oestreich, orientada pelo professor Alejandro Ruiz Padillo, e com a colaboração da pesquisadora da UFRGS Tânia Torres, traz uma análise de percepção de segurança viária em entornos escolares, aplicado a dados procedentes de opiniões de estudantes da cidade de Cachoeira do Sul. Trata-se do primeiro artigo da área de transportes com foco em Cachoeira do Sul publicado em revista científica internacional indexada. É possível conferir o artigo em formato online, através deste link.

 

LAMOT irá completar cinco anos em 2021

Em outubro de 2021, o Laboratório de Mobilidade e Logística (LAMOT) irá completar cinco anos de atividade, junto ao curso de Engenharia de Transportes e Logística, em Cachoeira do Sul. Desde 2020, o LAMOT foi ampliado, passando a atuar também no campus de Santa Maria, ligado ao curso de Engenharia Civil, no Centro de Tecnologia (CT). Desde a sua concepção, o objetivo é captar, pesquisar e analisar as demandas e potencialidades nas áreas de mobilidade, infraestrutura de transportes, logística e planejamento e desenvolvimento urbano e regional.

Projetos de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de transportes, logística e infraestrutura, desenvolvidos por seis professores, dos quais os coordenadores são a professora Dra. Vanessa Alves, no Campus Cachoeira do Sul, e o professor Dr. Alejandro Ruiz Padillo, do Departamento de Transportes, no CT.

Especificamente, as linhas de atuação do LAMOT estão focadas em: mobilidade urbana sustentável; modos de transporte não motorizados; estudo de indicadores de transporte; análise de padrões de viagens; segurança viária; engenharia de tráfego; sinalização rodoviária; veículos autônomos; logística; e logística urbana.

No último ano, o LAMOT contou com a participação ativa de 11 alunos bolsistas de iniciação científica e de projetos de ensino e extensão, um doutorando, uma mestranda e nove alunos voluntários de graduação dos cursos relacionados.

O LAMOT também atua em parcerias com outros grupos e instituições, como: Grupo de Estudos e Pesquisas em Pavimentação e Segurança Viária (GEPPASV) e Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da UFSM; Núcleo de Inovação e Competitividade (NIC) e Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da UFSM; Laboratório de Sistemas de Transportes (LASTRAN) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Universidade Federal de Goiás; Universidade Federal de Alagoas; Universidade Federal da Fronteira Sul; e Universidade Tecnológica do Uruguai e DENATRAN.

Para os acadêmicos, o LAMOT oferece a oportunidade de atuação prática nos projetos e assim desenvolver suas capacidades e atitudes mediante conhecimento, colaboração, trabalho em equipe e networking. Através delas, o aluno pode obter publicações científicas e técnicas, realizar apresentações em eventos e congressos, como ANPET, IFLOG, PANAM, Pluris, SBSR, CBEU e reunião anual da SBPC, e participar de viagens e de oportunidades de estágio em empresas e órgãos públicos.

 

Parceria com a Prefeitura de Cachoeira do Sul já apresenta resultados para a cidade

Desde 2018, o LAMOT tem auxiliado o poder público do município de Cachoeira do Sul no desenvolvimento de ações relacionadas ao transporte, logística e mobilidade urbana, especialmente a partir do desenvolvimento do Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PLANMOB). A partir deste plano, foi firmado um Acordo de Cooperação Técnica entre o LAMOT/UFSM e a Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul, para a atuação em conjunto na realização de estudos técnicos que auxiliem na implementação de ações previstas no Plano de Mobilidade Urbana e para prover auxílio financeiro a estagiários do curso de Engenharia de Transportes e Logística na Prefeitura.

Neste plano de cooperação estão previstas as seguintes ações:

  1. Realização de estudos de engenharia de tráfego para melhoria da circulação viária.
  2. Realização de estudos de análise de dados de acidentalidade viária.
  3. Instituição do Observatório Municipal de Mobilidade Urbana.
  4. Realização de estudos sobre implementação de serviços de mobilidade urbana por aplicativo.
  5. Realização de estudos de análise de demanda de estacionamentos na área central da cidade.
  6. Realização de estudos de impactos e necessidades de mobilidade de polos geradores de viagens.
  7. Criação de uma cartilha de padronização de calçadas do município.
  8. Elaboração de estudos sobre vagas de carga e descarga de mercadorias na área central da cidade.
  9. Elaboração de estudos para implantação de ciclovias e paraciclos em vias públicas na área central da cidade.
  10. Elaboração de estudos sobre sinalização viária na cidade.

Para conhecer mais sobre o Laboratório de Mobilidade e Logística da UFSM, é possível acessar o site do LAMOT, sua página do Facebook, seu Instagram, seu canal no Youtube ou enviar um e-mail para a equipe do Laboratório (lamot@ufsm.br).