Imposto de Renda pode ajudar projetos custeados pelo FUMDICA

As pessoas físicas que têm Imposto de Renda a pagar podem optar pela doação de até 3% do valor devido ao FUMDICA – Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, investindo em projetos aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA). Atualmente, os projetos beneficiam mais de 4 mil crianças, em diferentes escolas e instituições de Cachoeira do Sul.

opção pela doação ao Fundo se dá no momento do preenchimento da declaração. Contribuintes que têm imposto a pagar não terão que pagar nenhum centavo a mais e os que têm imposto a restituir pagarão o valor escolhido, mas o receberão integralmente de volta, com correção e juros, quando receberem a restituição.

Neste ano, a declaração deve ser feita até o dia 30 de abril.

Passo-a-passo para destinar seu Imposto de Renda ao FUMDICA

Se sua Declaração é feita por Contador, converse com ele e peça para deixar aqui parte do IR devido. Se você preenche sua própria Declaração, acesse “Doações Diretamente na Declaração”; mantenha a escolha em “Criança e Adolescente”; clique em “Novo”; escolha “Municipal”; procure, na lista de “UF” (Unidade da Federação), “RS – Rio Grande do Sul” e, depois, em “Município”, “Cachoeira do Sul”; preencha o valor que quer destinar, lembrando que, se sua escolha for maior do que a lei permite, o programa avisará; imprima o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) e o pague até a data de vencimento (30/04/2021). Caso o pagamento do DARF não seja feito até o vencimento, a destinação não terá efeito, e o programa recalculará o imposto.

Se você quiser o Título “Compromisso com a Criança e o Adolescente”, entregue comprovante de pagamento do DARF para Deise Radatz, no MOCOCA.

Conheça alguns dos Projetos apoiados pelo FUMDICA:

– MOCOCA – O Projeto “Por um Futuro Melhor” atende atualmente 40 adolescentes com encaminhamento ao mercado de trabalho, acompanhamento escolar e social.

– CASA DA CRIANÇA SANTO ANTÔNIO – A Escola Infantil Casa da Criança Santo Antônio atende cerca de 340 crianças, parte delas pertencente a famílias vulneráveis socialmente.

– ASSOCIAÇÃO METODISTA DE AÇÃO SOCIAL – Atende 125 crianças, pertencentes a famílias vulneráveis socialmente, localizada em um dos bairros do município considerado de risco.

– O PROJECRIS – Atende 32 crianças e adolescentes do bairro Cristo Rei desenvolvendo atividades esportivas e recreativas, recebem alimentação durante os atendimentos.

– O NINHO DA ARARA – GRES UNIDOS DA VILA – Serão desenvolvidas aulas de percussão para 80 crianças e adolescentes, oriundos de bairros vulneráveis socialmente, com aulas semanais, com dois oficineiros, onde serão utilizados instrumentos de percussão e alguns confeccionados com material reciclado.

CPM MILTON DA CRUZ – Desenvolve o Projeto Oficina de Artes Manuais, no turno inverso ao da escola regular, atendendo cerca de 30 crianças e adolescentes, com atividades que buscam desenvolver as habilidades manuais dos atendidos, através de oficinas de artesanato.

PROJETO CRIANÇA NO ESPORTE – BOTAFOGO FUTEBOL CLUBE – Existente há 9 anos, atende a 405 crianças e adolescentes, que vivem em situação de vulnerabilidade social, ocorre aos sábados, preenchendo o tempo ocioso destas crianças com atividades esportivas (futebol), como meio de socialização, interação e educação. Com participação em campeonatos e torneios. Recebem alimentação em todos os sábados.

VIDA KIDS – VIDA COMUNIDADE CRISTÃ – O projeto é desenvolvido por pessoas voluntárias da Vida Comunidade Cristã, atualmente atende cerca de 50 crianças, sendo grande parte destas crianças, pertencentes a famílias vulneráveis socialmente, do entorno do projeto.

REFEITÓRIO DA CRIANÇA – IGREJINHA ITINERANTE – O projeto é desenvolvido por pessoas voluntárias, atualmente atende cerca de 83 crianças e adolescentes com idades entre 02 a 17 anos, que vivem em situação de extrema pobreza, onde recebem alimentação (almoço). Desenvolvido no bairro Cristo Rei.

BANDA PARA TODOS – ACOBANG – São desenvolvidas aulas de percussão para 50 crianças e adolescentes, em local central da cidade, de forma a atingir a população que não reside próximo a outros projetos.

GRUPO DE PERCUSSÃO BATUKAÍ, GRUPO DE DANÇAS – APAE – São desenvolvidas aulas de percussão para jovens com deficiência física, mental e/ou múltiplas com a utilização de instrumentos confeccionados com material reciclado.

PROJETO DESTINO CERTO – PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO – O Projeto Destino Certo é desenvolvido pela Mitra Diocesana de Cachoeira do Sul, uma iniciativa da pastoral social da paróquia Santo Antônio, junto com a comunidade do beco dos trilhos do bairro Santo Antônio, inicialmente oferecendo apenas a atividade de futebol que era desenvolvido em terreno baldio na comunidade, hoje o projeto atua em três linhas distintas: atividades esportivas, preparação para o trabalho e música.