Colheita de arroz atinge 43% no RS

Os trabalhos de colheita de arroz no Estado registraram 43,43% nesta semana, conforme levantamento do Instituto Rio Grandense do Arroz. Até o momento, foram colhidos 410.835 hectares. As informações são tabuladas pela Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater), a partir de dados apurados pelas equipes dos Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates) da autarquia.

Na tarde desta quinta-feira (25), a Diretoria Executiva do Irga promoveu coletiva de imprensa virtual para falar sobre os primeiros números da produtividade, correção na área semeada e informações do mercado arrozeiro. Participaram o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho; o presidente da autarquia, Ivan Bonetti; e os diretores Ricardo Kroeff (técnico), João Batista Camargo Gomes (comercial) e Eduardo Milani (administrativo). A coletiva foi transmitida pelo canal do instituto no YouTube.

Covatti Filho abriu a coletiva comentando que os resultados da safra de arroz estão sendo muito positivos e destacando o trabalho do Irga, com “sua direção e servidores comprometidos”. “A reestruturação do Irga está em andamento. Estamos trabalhando para conseguir fortalecer o orçamento do instituto para se chegar ao repasse de 100% da taxa CDO”, afirmou o secretário.

Bonetti enfatizou a qualidade das cultivares da autarquia. “Nesta safra, 65% das cultivares têm a genética Irga. Todas as cultivares estão indo muito bem, principalmente a IRGA 424 RI, que responde por 52% da área semeada no Estado e é a mais produtiva”, comentou.

Kroeff salientou que o Irga passa a trabalhar com a informação de 945.940 hectares de área semeada, uma correção de 1.098 ha a mais em relação ao número que estava, até então, sendo divulgado (944.841 ha). A correção se deve a novos apontamentos dos Nates do Irga. Em relação à safra passada, o crescimento foi de 1,3% (935.262 ha semeados na safra 2019/2020). “A produtividade média está hoje em 8.904 quilos por hectares, o que reflete todo o cuidado no manejo por parte dos produtores para que se busque o mais alto nível de produtividade, aliado às condições climáticas favoráveis ao cultivo do arroz”, explicou o diretor técnico.

Gomes analisou o momento do mercado. “No momento, os negócios estão retraídos e os preços estão estáveis, fechando em R$ 86,89 nos últimos dias (índice Cepea), mas em alguns pontos do Interior chegamos perto dos R$ 90,00. Nossas recomendações aos produtores é que mantenham o mercado abastecido, cuidando os custos de produção e a união de esforços para viabilizar exportações com o objetivo de regularmos o mercado do arroz em casca e beneficiado”, resumiu o diretor comercial.

COLHEITA

A regional mais adiantada até o momento é a Planície Costeira Externa, que já alcançou 57,19% (61.363 ha da área semeada de 107.300 ha). A Fronteira Oeste, por sua vez, está bem próxima desse percentual, registrando 53,41% (148.665 ha de 278.349 ha).