Enem 2020: resultados serão divulgados na segunda-feira

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente a 2020 terá os resultados divulgados na segunda-feira (29). A partir da publicação, os alunos poderão utilizar as notas para se inscrever no  SISU, que abre as inscrições em abril.

Outros processos seletivos, como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), devem ter novos processos seletivos no decorrer do ano, informou o Ministério da Educação (MEC), por meio de sua assessoria de imprensa.

A pasta esclareceu que “todos os estudantes que fizeram o Enem 2020, desde que não tenham obtido zero na prova de redação,nem tenham declarado participar do exame na condição de treineiro, poderão se inscrever nos próximos processos seletivos para ingresso na educação superior, que serão realizados pelo MEC a partir da homologação e da divulgação das notas do Enem 2020”.

Sisu

Para atender os alunos que prestaram o Enem 2020, as inscrições do Sisu serão abertas em abril. Por meio do Sistema, as instituições públicas de Ensino Superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. Para entrar na seleção, os candidatos precisam prestar o Enem e não zerar a prova de Redação. Veja o cronograma:

  • 6 a 9 de abril – período de inscrições
  • 13 de abril – resultado da chamada regular
  • 13 a 19 de abril – prazo para participar da lista de espera
  • 14 a 19 de abril – matrícula da chamada regular
  • 23 de abril – a partir da data, os candidatos em lista de espera serão convocados pelas instituições.

Prouni

Como as inscrições no Programa ocorreram em janeiro, os alunos puderam usar as notas do Enem 2019. No entanto, para os jovens que fizeram o Exame 2020 em janeiro, o MEC lembra que prevê uma nova edição da seleção, referente ao segundo semestre, em data ainda não definida.

Para participar do programa de bolsas de estudos de 50% ou 100% em faculdades particulares, os candidatos precisam obter nota maior do que zero na Redação e média aritmética das provas superior a 450 pontos. Outro critério é que o candidato tenha estudado todo o Ensino Médio em escolas públicas ou em escolas privadas com bolsa integral. A exceção é para pessoas com deficiência ou professores da rede pública de ensino em exercício.

Fies

Como já ocorreu em outros anos, podem participar do processo seletivo do Fies aqueles estudantes que fizeram o Enem, a partir de 2010, e tenham obtido média aritmética nas notas das provas igual ou superior a 450 e sem zerar a redação.

A seleção do primeiro semestre encerrou as inscrições em 29 de janeiro e teve os resultados divulgados em 3 de fevereiro. Conforme o MEC, uma nova edição do programa, referente ao segundo semestre, será feita no decorrer do ano, em data ainda não confirmada. O Fundo concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos.

fonte Gaúcha/ZH