Venda de máquinas agrícolas avança 7,2% em outubro

A venda de máquinas agrícolas e rodoviárias apresentou alta de 7,2% em outubro, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Em relação a setembro, porém, houve queda de 5%. Os números fazem parte de levantamento divulgado nesta sexta-feira pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Durante o mês passado foram comercializadas 4,5 mil unidades no país.

No acumulado do ano, o setor conta com uma comercialização de 37,8 mil máquinas, número 1,6% superior ao mesmo período do ano passado. Com relação às exportações, o desempenho foi 21,1% superior a setembro, mas 20,5% inferior a outubro do ano passado. As indústrias brasileiras de máquinas exportaram 901 unidades em outubro, somando 7,3 mil no acumulado do ano (queda de 32,1% em relação a igual período do ano passado).

Foram produzidas 4,9 mil máquinas durante o mês de outubro, o que representa avanço de 9% em relação a setembro e queda de 5,2% na comparação com outubro do ano passado. No acumulado do ano, a produção atingiu 38 mil unidades, 18,1% a menos do que igual período do ano passado. A projeção para o ano de 2020 é de que sejam comercializadas 45,9 mil unidades (alta de 5%), com exportação de 8,9 mil (queda de 31%) e produção de 51 mil (queda de 4%).