Irga: Inscrições para o Selo Ambiental estão abertas

As inscrições para a nova edição do Selo Ambiental da Lavoura de Arroz Irrigado do Rio Grande do Sul, Safra 2020/2021, já estão abertas. Os produtores de arroz do Estado têm até o dia 31 de dezembro de 2020 para se inscrever nos Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates) do Instituto Rio Grandense do Arroz.

O Selo foi criado pelo Irga na safra de 2008/2009 e tem por objetivo promover a sustentabilidade ambiental do sistema de produção de arroz irrigado. Além de desencadear o processo de certificação e rastreabilidade, como garantir aos empreendimentos agrícolas reconhecimento quanto ao uso de práticas ambientais e sociais corretas na lavoura de arroz irrigado. Também, melhorar a gestão da propriedade rural, reduzir custos agregados ao processo produtivo, contribuir para agregação de valor ao produto e incentivar a produção de arroz dentro dos princípios da segurança do alimento.

O regulamento consta com três etapas: 1) habilitação; 2) vistoria técnica e auditoria; 3) julgamento. A primeira etapa consiste nas inscrições dos produtores e empresas agrícolas. Na vistoria técnica e auditoria, um técnico do Nate/Irga fará a avaliação das condições dos empreendimentos inscritos. Na última etapa, o Comitê Gestor fará uma análise e o julgamento dos empreendimentos e, assim, será concedido o selo aos que cumprirem os requisitos necessários.

Depois de recebido, o Selo Ambiental poderá ser usado nas embalagens do produto, nas notas fiscais emitidas e nas correspondências do produtor, ou empresa agrícola, durante o período de comercialização da produção da safra correspondente a concessão do Selo.

Para conferir o regulamento completo, clique aqui.