Assembleia Legislativa apresenta proposta para retomar circulação nas fronteiras com Argentina e Uruguai

Representantes do governo do Estado e da Assembleia Legislativa se reuniram nesta quarta-feira (21) com o corpo diplomático de Brasil, Argentina e Uruguai  para discutir a flexibilização nas fronteiras  com os países vizinhos, fechadas desde março devido à pandemia de Covid.

Por iniciativa da Comissão Mista Permanente do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembléia Legislativa, o encontro, por videoconferência, buscou ouvir os governos das nações vizinhas sobre intenções de reabrir as fronteiras ao tráfego ou, pelo menos, facilitar a circulação da população fronteiriça, que sofre impacto econômico com o bloqueio. Desde março, apenas o trânsito de mercadorias é permitido entre os países.

Além do governador Eduardo Leite e do presidente da comissão, deputado Frederico Antunes (PP) e secretários e deputados estaduais, participaram do encontro virtual os embaixadores no Brasil da Argentina, Daniel Scioli, e do Uruguai, Guillermo Valles, e os representantes diplomáticos brasileiros nas duas nações, Sérgio Danese (Argentina) e Antônio Simões (Uruguai). Leite salientou os bons números do Rio Grande do Sul em relação à pandemia.

– O Estado teve menor taxa de incidência do país e a menor taxa de óbitos, e não deixou desassistido nenhum gaúcho, devido à forte ampliação do sistema de saúde e por colaboração das forças da sociedade – afirmou.

Antunes apresentou a proposta de adoção do Documento de Trânsito Vicinal Fronteiriço, previsto no acordo assinado na cúpula do Mercosul em Bento Gonçalves. A ideia é que essa carteira – hoje, disponibilizada apenas pela Argentina -, dê aos cidadãos que moram em cidades fronteiriças direitos de circular, em um primeiro momento, do outro lado da fronteira. A chefe da seção política da embaixada argentina no Brasil, Cecilia Los Arcos, prometeu levar o tema a seu governo.

Com relação ao Uruguai, três protocolos foram fechados desde o início da pandemia e preveem tratamento conjunto no enfrentamento ao coronavírus em cidades como Rivera e Santana do Livramento, Quaraí e Artigas e Barra do Quaraí e Bella Unión. Com a Argentina, entretanto, esses acordos não existem.

Guillermo Valles, embaixador uruguaio no Brasil, destacou os laços comerciais entre o país vizinha e o Estado, destacando que o Uruguai exporta ao Rio Grande do Sul aproximadamente o mesmo volume de produtos que vende à Alemanha.

– Neste momento, a preocupação maior do governo uruguaio está em resolver o levantamento das fronteiras frente à indústria de serviços número 1 do país: o turismo. Aproxima-se a temporada de turismo, e o governo está trabalhando fortemente para encontrar as possíveis saídas para essa situação, seja mediante testes (de diagnósticos de covid-19), seja mediante outros instrumentos para que não tragam situações de crises que não seja manejáveis para nosso país – disse Valles.

Duas questões foram pontuadas por Antunes ao final da reunião: a necessidade de retomada dos trabalhos das câmaras de comércio entre as nações e de se organizar um futuro encontro entre presidentes de Argentina, Uruguai e Brasil em Uruguaiana.

 

 

fonte Gaúcha/ZH