Números de Covid da Secretaria Estadual não batem com dados da Saúde em Cachoeira

A Prefeitura de Cachoeira do Sul, através da Secretaria Municipal da Saúde, encaminhou, nesta terça-feira (6), ofícios à Secretária de Estado da Saúde, Arita Bergmann, ao Secretário Municipal de Saúde de Porto Alegre, Pablo Stürmer, ao COE – Centro de Operações de Emergências – e à 8ª Coordenadoria Regional de Saúde para relatar que, após a aquisição de um sistema automatizado de notificação de dados pelo Município de Porto Alegre, os números de casos do Município de Cachoeira do Sul estão incompatíveis com os números contabilizados pelo Estado.

Isso ocorre porque estão sendo notificados casos de pessoas que possuem em seu cadastro o endereço de residência em Cachoeira do Sul. A Secretaria de Saúde de Cachoeira do Sul, ao receber a lista nominal dos casos, normalmente na sexta-feira de cada semana, verifica os pacientes que não estão no banco de dados e faz uma investigação para conferir o município de residência. “Os que são de Cachoeira do Sul, inserimos no nosso boletim. Os que são de fora, atualizamos o endereço e informamos ao COE/RS para fazer a alteração.”, explica o Secretário Roger Gomes da Rosa.

A incompatibilidade de dados entre Estado e Município acontece desde o início da pandemia, mas a aquisição do sistema robotizado por Porto Alegre fez a diferença nos números aumentar consideravelmente. Ontem, por exemplo, o Estado contabilizava 580 casos em Cachoeira do Sul, enquanto o dado oficial do Município é de 564 confirmados.

Conforme consta nos ofícios encaminhados, a situação apresentada traz algumas dificuldades para a Secretaria Municipal de Saúde, principalmente com a geração de uma demanda de trabalho desnecessária, que exige tempo e disponibilização de recursos humanos.