Cachoeira e região permanecem em bandeira laranja no Distanciamento do Governo. Mas continua em alerta pelas hospitalizações RS

Desde que o governo passou a divulgar um mapa preliminar do Distanciamento Controlado, a partir da criação de uma instância recursiva, há três meses, o Rio Grande do Sul não apresentava um número tão baixo de bandeiras vermelhas – que correspondem a alto risco epidemiológico de coronavírus.

A classificação prévia da 20ª semana do Distanciamento Controlado, divulgada nesta sexta-feira (18/9), traz cinco bandeiras vermelhas concentradas nas regiões Metropolitana e Missioneira – mesmo número da sétima rodada, em 20 de junho, quando o governo passou a aceitar pedidos de reconsideração antes de anunciar o mapa semanal vigente.

Com isso, a maior parte do território gaúcho ficou em cor laranja – são 17 regiões classificadas com risco médio. Nenhuma aparece em risco baixo (bandeira amarela) – a última vez foi na oitava rodada, em 26 de junho, ou altíssimo (preta) – não registrado até hoje.

 

Houve avanços nos indicadores de propagação da doença e de capacidade de atendimento na última semana. Entre os destaques, estão a queda de 3% em internações por Covid-19 tanto nos leitos clínicos (de 803 para 778) quanto nos de UTI (713 para 693).

O número de óbitos pela doença apresentou leve queda, sendo considerado estável, entre as duas últimas quintas-feiras (de 340 para 338). O número de casos ativos aumentou 7% (de 10.066 para 10.793).

Alertas

Chamou a atenção da equipe que monitora o modelo o elevado crescimento nas hospitalizações por Covid-19 em 10 regiões: Cachoeira do Sul (133,3%), Cruz Alta (83,3%), Uruguaiana (50%), Ijuí (41,7%), Novo Hamburgo (40,4%), Lajeado (31,8%), Santa Rosa (23,1%), Santo Ângelo (22,9%), Pelotas (21,6%) e Taquara (21,4%).

 

 

RESUMO DA 20ª RODADA

Regiões que apresentaram piora (4):

LARANJA > VERMELHA
– Novo Hamburgo (em cogestão)
– Guaíba
– Santo Ângelo (em cogestão)
– Cruz Alta (em cogestão)

Regiões que apresentaram melhora (4)

VERMELHA > LARANJA
– Santa Maria
– Palmeira das Missões (em cogestão)
– Erechim (em cogestão)
– Passo Fundo (em cogestão)

Regiões que permaneceram iguais

VERMELHA
– Porto Alegre (em cogestão)

LARANJA
– Uruguaiana
– Capão da Canoa (em cogestão)
– Taquara (em cogestão)
– Canoas (em cogestão)
– Ijuí (em cogestão)
– Santa Rosa (em cogestão)
– Pelotas (em cogestão)
– Bagé
– Caxias do Sul (em cogestão)
– Cachoeira do Sul (em cogestão)
– Santa Cruz do Sul (em cogestão)
– Lajeado (em cogestão)