Jornal ‘O Globo’ admite que usou a mesma foto de supostos ‘panelaços’ contra Bolsonaro três vezes

Após ser questionado nas redes sociais por utilizar uma foto antiga para noticiar “panelaços” contra o presidente Jair Bolsonaro, o jornal O Globo publicou uma nova matéria se retratando referente ao uso da imagem. Em sua publicação, o veículo afirmou que a foto “foi usada erradamente para ilustrar os protestos desta segunda-feira”.

Ao notar a repetição das fotos, internautas fizeram uma “denúncia” no Twitter. O registro fotográfico original foi feito em março, quando o presidente recebeu críticas ainda no início da pandemia. Na ocasião, o jornal O Globo, colocou no título “Panelaços em capitais expõem desgate de Bolsonaro após crise do coronavírus”. O dono da foto é Edilson Dantas. Porém, o mesmo registro, foi utilizado novamente para a reportagem “Após demissão de Teich, panelaços contra Bolsonaro voltam a ocorrer pelo país”.

O jornal O Globo, se retratou e confirmou que a foto original “foi feita em 18 de março, no centro de São Paulo”  destacando que “apesar de a legenda indicar a data, a foto levou leitores a acreditar que a imagem havia sido feita na própria segunda-feira”.

A repercussão foi tanta que também chegou a ser questionada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), o parlamentar sugeriu que a CPMI das Fake News apurasse o ocorrido.” A Globo poderia ao menos mudar as fotos né? E aí? Vai ter CPMI das Fake News? Projeto de lei para censurar O Globo nas redes sociais? Gancho do twitter? Bloqueio do instagram? Post deletado do facebook? ” escreveu o Eduardo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *