Sem enrolação: Lajeado marca volta às aulas para 15 de setembro nas privadas e 1º de outubro nas públicas

Ao contrário de outros Prefeitos Gaúchos que se quer definem uma data, como é o caso de Cachoeira, a prefeitura de Lajeado vai liberar a partir de 15 de setembro a volta das atividades presenciais da Educação Infantil nas escolas privadas do município. Na rede pública, a previsão é de retomar as escolinhas em 1o de outubro, exclusivamente para crianças de quatro e cinco anos.

O cronograma municipal foi confirmado, nesta terça-feira (8), pelo prefeito Marcelo Caumo. Segundo ele, a rede pública vai levar duas semanas a mais para retomar atividades, uma vez que precisa de mais tempo para se adpatar as exigência.

— A rede particular consegue dar uma resposta mais rápida, tanto para adaptações que o Estado encaminha quanto para qualquer resposta que a pandemia vai oferecer. Como eles já estão mais preparados do que o poder público, autorizamos. E a gente faz também o acompanhamento e tem elementos a mais para saber o que está dando certo e o que não está. O poder público naturalmente precisa de um tempo a mais para botar o projeto a rodar – apontou Caumo.

A previsão é de que cerca de 10 escolas privadas retomem as atividades presenciais no próximo dia 15. Na rede pública, são 22 instituições que trabalham com Educação Infantil. Não há previsão para reabertura das creches públicas que atendem crianças até os três anos. Apesar do afastamento de profissionais do grupo de risco, o prefeito diz que não será preciso contratar mais servidores para a educação municipal:

— A princípio, não vamos precisar contratar, porque, na Educação Infantil, a ideia é que a gente faça a retomada para crianças de quatro e cinco anos. Para os menores, não temos data para a retomada. O distanciamento e os hábitos de higiene (com os menores) ficam comprometidos. Depois, conforme for o desenrolar, a gente vai analisar a questão das crianças menores.

O cronograma estadual de liberação de volta às aulas presenciais começou nesta terça (8), com a Educação Infantil. No dia 21, o governo do Estado libera a volta às aulas para os Ensinos Médio, Técnico e Superior. Entre outubro e novembro, o calendário estadual permite a volta às aulas no Ensino Fundamental.

Apesar do cronograma estadual, os prefeitos sempre podem ser mais restritivos, adiando ou mesmo mantendo suspensas as atividades de ensino em seus municípios. A prefeitura de Lajeado vai acompanhar o calendário estadual de liberação para as demais etapas de retomada da educação.

 

 

 

fonte Gaúcha/ZH