Corsan instalará medidores de água inteligentes em grandes consumidores

Foto:ilustração

A Corsan vai instalar medidores de água inteligentes em grandes consumidores. Os aparelhos vão monitorar o sistema de medição à distância e de forma estratégica. Inicialmente, serão instalados 1.150 medidores ultrassônicos nas cidades de Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Bento Gonçalves, Gramado e Rio Grande. As instalações começam no segundo semestre deste ano. O valor para implantação chega a R$ 1.765.399, com investimento mensal de R$ 41.584.

Os medidores de água eletrônicos ultrassônicos disponibilizam interfaces para o gerenciamento de informações tanto local como remotamente, para o cliente e para a equipe técnica. Destacam-se pela precisão, eficiência, vida útil e comunicação por redes de internet das coisas (IoT). Contam com uma inteligência interna capaz de proporcionar, em tempo real, uma série de informações que podem resultar em ações para equipes operacionais. Também podem subsidiar o cliente com alertas de problemas internos, evitando assim possíveis vazamentos, falhas do medidor, situações de desabastecimento, entre outras funcionalidades que podem contribuir para o abastecimento e o consumo inteligente.

Entre as iniciativas tomadas visando proporcionar inovações em pesquisas e desenvolvimento com universidades, a Corsan firmou termos de cooperação técnica com empresas incubadas na Universidade de Passo Fundo (UPF).

Estão vinculadas a esses termos as startups Optim, que desenvolveu o Dispositivo Inteligente de Telemedição Optim (Dito), e a Splora, responsável pelo sistema de gerenciamento Água Conectada, que executa a captura e transferência das informações dos medidores para os sistemas da Corsan e ainda faz o gerenciamento e processamento dos dados.

O processo de medição inteligente tem quatro pilares: medidor ultrassônico, transmissor Dito, software Água Conectada e sistemas internos da Corsan (SCI, CWH e SMS).

Texto: Ascom Corsan