Os 21 quilômetros que faltam entre Cachoeira a Rio Pardo, mais uma vez de fora dos planos do Governo Leite

O governo do irá investir R$ 220 milhões milhões  na recuperação  e construção de  rodovias ao longo de 2020. Com isso, a utilização de recursos do caixa próprio crescerá 29% frente a 2019, quando foram aportados R$ 170 milhões. Em evento realizado na manhã desta quinta-feira (6), a Secretaria de Logística e Transportes detalhou o plano de obras para o ano.

A ERS 403 que liga Cachoeira a Rio Pardo está de fora,  do asfaltamento dos 21 quilômetros que faltam para concluir.

 A RS-118 é uma obra complexa e é difícil precisar uma data de entrega, mas ela ocorrerá até o final do ano – garante Luciano Faustino, diretor-geral do DAER.

Ainda devem ser concluídos 10 acessos asfálticos em municípios do Interior até o final do ano. O primeiro, entre Caraá e Santo Antônio da Patrulha, foi entregue.  Outros pontos com previsão de investimentos neste ano são Santo Antônio do Palma, São José do Hortêncio, Muliterno, Guabiju – São Jorge, Carlos Gomes, Boqueirão do Leão, Cândido Godói, Sério e Sertão Santana. Com isso, faltariam ainda 52 trechos.

No primeiro semestre, o Estado deve lançar editais de concessão de rodovias, avaliados em R$ 3,3 bilhões. O objetivo é atrair investidores interessados em assumir a RSC-287, entre Tabaí e Santa Maria, e a RS-324, entre Passo Fundo e Nova Prata.

Segundo o secretário de Transportes e Logística, Juvir Costella, o preço do pedágio nas praças hoje geridas pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) deve baixar conforme elas sejam repassadas aos novos administradores.