Os 21 quilômetros que faltam entre Cachoeira a Rio Pardo, mais uma vez de fora dos planos do Governo Leite
O governo do irá investir R$ 220 milhões milhões na recuperação e construção de rodovias ao longo de 2020. Com isso, a utilização de recursos do caixa próprio crescerá 29% frente a 2019, quando foram aportados R$ 170 milhões. Em evento realizado na manhã desta quinta-feira (6), a Secretaria de Logística e Transportes detalhou o plano de obras para o ano.
A ERS 403 que liga Cachoeira a Rio Pardo está de fora, do asfaltamento dos 21 quilômetros que faltam para concluir.
A RS-118 é uma obra complexa e é difícil precisar uma data de entrega, mas ela ocorrerá até o final do ano – garante Luciano Faustino, diretor-geral do DAER.
Ainda devem ser concluídos 10 acessos asfálticos em municípios do Interior até o final do ano. O primeiro, entre Caraá e Santo Antônio da Patrulha, foi entregue. Outros pontos com previsão de investimentos neste ano são Santo Antônio do Palma, São José do Hortêncio, Muliterno, Guabiju – São Jorge, Carlos Gomes, Boqueirão do Leão, Cândido Godói, Sério e Sertão Santana. Com isso, faltariam ainda 52 trechos.
No primeiro semestre, o Estado deve lançar editais de concessão de rodovias, avaliados em R$ 3,3 bilhões. O objetivo é atrair investidores interessados em assumir a RSC-287, entre Tabaí e Santa Maria, e a RS-324, entre Passo Fundo e Nova Prata.
Segundo o secretário de Transportes e Logística, Juvir Costella, o preço do pedágio nas praças hoje geridas pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) deve baixar conforme elas sejam repassadas aos novos administradores.