R$ 430 milhões é o prejuízo com a estiagem no Estado, estima Defesa Civil

A estiagem que se espalha no  Estado já provoca prejuízos na ordem de R$ 430 milhões. A projeção é da Defesa Civil  do Estado, a partir dos dados fornecidos pelos municípios no Formulário de Informação de Desastre, entregue pelos prefeitos às equipes. Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, o subchefe da Defesa Civil, coronel Rodrigo Dutra, alerta que a falta de chuva deve seguir até o final de fevereiro.

— Essa é a situação normal do clima no Rio Grande do Sul. O anormal foi não sofrer com a estiagem nos últimos anos — afirma, ao destacar que, em 30 anos, 3,6 mil ocorrências de estiagem foram relatadas à Defesa Civil gaúcha.

— A estiagem mais severa foi a de 2004. A última foi em 2012. O anormal foram os últimos oito verões seguidos sem falta de chuva — avalia.

Segundo Dutra, a expectativa é de que março registre volume maior de precipitação.

Cento e seis cidades do Estado notificaram o governo sobre alguma dificuldade provocada pela estiagem. Destas, 99 decretaram situação de emergência e 11 já receberam a homologação pelo governo do Estado. Já o reconhecimento pela União só foi deferido para duas cidades até agora.

De acordo com o coronel Rodrigo Dutra, o reconhecimento por parte do governo federal é mais lento em situações de estiagem do que em casos de granizo e enxurrada, devido à dificuldade de comprovar os prejuízos.

— Como as chuvas estão desorganizadas no Estado, têm municípios com perdas dentro do considerado normal e outros com danos muito grandes. Em alguns casos, municípios decretam situação de emergência e a outra cidade vizinha, por indução, também decreta. Mas quando se vai buscar esses documento para encaminhar para o Estado e a União, o município não consegue localizar esses danos — explica.

Para a Defesa Civil, mais do que a liberação de recursos, o reconhecimento pela União possibilita a condição jurídica necessária para a renegociação de dívidas, tanto das prefeituras quanto dos agricultores atingidos pela estiagem.