Em 5 anos, Restaurante Universitário da UFSM/Cachoeira serviu mais de 280 mil refeições

O prefeito Sergio Ghignatti recebeu  das mãos do Diretor do Campus da UFSM Cachoeira do Sul, Rogério Brittes da Silva, as chaves do prédio onde funcionava o Restaurante Universitário (RU) da UFSM. O prédio, ao lado da Casa da Criança Santo Antônio, era utilizado para fornecer café, almoço e jantar para os alunos e o aluguel de R$3.900/mês era pago pelo Executivo desde 2014 quando iniciaram as aulas no campus. No período de agosto de 2014 até o final de 2019 foram servidas no local 282.956 refeições, produzidas por uma empresa terceirizada. Os alunos da instituição que possuem benefício socioeconômico têm as refeições subsidiadas integralmente pela UFSM. Já os que não possuem, pagam 1 real pelo café da manhã e $2,50 pelo almoço e pelo jantar. A partir de março, o RU funcionará no campus, em um prédio recém concluído e atenderá em torno de mil alunos.

O aluguel do prédio da Casa do Estudante, na Anibal Loureiro, utilizada atualmente por 9 alunos, também é subsidiado pela Prefeitura Municipal. Segundo o Diretor Rogério, a previsão é de que a obra da Casa do Estudante no campus seja concluída em março, quando os alunos serão transferidos para lá. A UFSM também utiliza o espaço da UAB para quatro laboratórios de pesquisas e salas de aula. Com a conclusão de prédios no campus, as salas já foram desocupadas e os laboratórios devem ser transferidos para a sede própria em breve.

No campus, direção, almoxarifado, secretaria e coordenadoria do campus, assessoria de comunicação, arquivo e protocolo já estão instalados. Até o final de fevereiro, o setor de informática, a secretaria dos cursos de graduação, o gabinete dos professores e a biblioteca também deverão se mudar para a sede. Um prédio com 9 salas de aula, um prédio administrativo e um para professores e setores administrativos serão ocupados em breve. Ainda em obras estão a Casa do Estudante, em fase de finalização, e 4 prédios de laboratórios, com as obras bastante avançadas.

Durante a entrega das chaves, o Diretor Rogério agradeceu à Prefeitura por todo suporte dado à UFSM no período em que utilizou o espaço do RU e também pelas demais parcerias firmadas em benefício da instituição e dos alunos. Ele lembrou que no mês de dezembro a Prefeitura também realizou um serviço importante no campus, fazendo o seguimento da rua principal até o prédio administrativo.