Judiciário Gaúcho dará posse há 29 novos juízes nesta quarta-feira

Dezessete homens (59%) e doze mulheres tomam posse nesta quarta-feira (8/1) como juízes de Direito em sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul comandada pelo presidente do TJRS, desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro, que os nomeou para o cargo. A solenidade começará às 14h, no Plenário Ministro Pedro Soares Muñoz.

A Justiça estadual possui 644 magistrados distribuídos em 165 comarcas de entrâncias inicial, intermediária e final do primeiro grau. A posse minorará a situação de o Judiciário estar trabalhando com um déficit de 211 juízes, mas não resolverá o problema, decorrente da dificuldade de aprovação dos candidatos nos concursos públicos. No segundo grau, as 140 vagas de desembargador estão preenchidas. Mais de 3,1 milhões de processos tramitam nos dois graus de jurisdição.

Perfil

Os 29 novos magistrados, que têm idade média de 33 anos e dão início à carreira como juízes substitutos, foram aprovados em concurso público homologado à unanimidade pelo Órgão Especial, em 9 de dezembro passado, após relatório do desembargador Almir Porto da Rocha Filho, presidente da Comissão de Concurso para Juiz de Direito Substituto e 2º vice-presidente do tribunal.

A maior parte dos novos magistrados é nascida no Rio Grande do Sul (8), mas, somados, os naturais de outros Estados dominam a lista: 7 de São Paulo, 5 do Rio de Janeiro, 3 de Pernambuco, 2 de Minas Gerais e, com um representante cada, Bahia, Mato Grosso, Maranhão e Buenos Aires (Argentina).

O concurso recebeu mais de 13 mil inscrições. O gênero feminino ocupou a primeira colocação do certame, com a candidata Flavia Paese Vaz Ribeiro Vanoni, que obteve a média final de 7,781.  A UFRGS e a USP despontaram como as principais instituições de ensino de origem dos 29 aprovados.

Relação dos novos juízes de Direito substitutos, de acordo com a classificação obtida por eles:

1.Flavia Paese Vaz Ribeiro Vanoni

2.Raphael Miller de Figueiredo

3.Pedro Antonio Adorno Bandeira Assumpcao

4.Rafael Folador

5.Marilia Maria Morais do Nascimento

6.Rafael Morita Kayo

7.Diego Viegas Sato Barbosa

8.Helen Fernandes Paiva

9.Andre Luiz Romanelli Tiburcio Alves

10.Edvanilson de Araujo Lima

11.Bruno Enderle Lavarda

12.Anna Sylvia Rodrigues e Silva

13.Ana Lúcia Todeschini Martinez

14.Cristina Son

15.Mauricio Muliterno Thurow

16.Iana Carboni Oliveira

17.Ramiro Baptista Kalil

18.Vanessa Azevedo Bento

19.Alice Alecrim Bechara

20.João Guimaraes Cosac

21.Guilherme Lopes Alves Pereira

22.Leila Andrade Curto

23.Antonio Augusto Tenorio de Moura Filho

24.Thiago Soares Mendes dos Santos

25.Taina Guimaraes Ezequiel

26.Arthur Gabriel Campos Guimaraes

27.Fernando Gustavo Meireles Baima

28.Priscilla Danielle Varjao Cordeiro

29.Marcos Rogerio Alves Ribeiro