Com desfile único no dia 22 de fevereiro, definida programação do Carnaval de Rua 2020 de Cachoeira

A Prefeitura de Cachoeira do Sul lançou a programação oficial do Carnaval de 2020 que iniciará no dia 18 de janeiro, com a escolha da Corte do Carnaval, no Ginásio da Fenarroz. Além da escolha da Corte, no dia 18, o show de intervalo ficará por conta da Banda Samba de Moça, de Bento Gonçalves, formada por mulheres e que tem feito muito sucesso no carnaval de Caxias do Sul e no interior do Estado. Os ingressos para a escolha da Corte já estão à venda na SMIC e com os presidentes das Escolas de Samba, pelo valor de 10 reais, até dia 15 de janeiro, e 15 reais na hora.

A coordenação e Escolas de Samba se reúnem desde o mês de julho para definir o regulamento para o desfile, que acontecerá no dia 22 de fevereiro, onde participarão três Escolas de Samba. Pelo sorteio, a ordem de apresentação na avenida será: GRES Inovação, AGRES Aldeanos do Samba e GRES Unidos da Vila. A abertura do desfile oficial terá a participação da Corte e Banda Veterana, que vem abrilhantando o carnaval, resgatando marchinhas e unindo antigos carnavalescos.

A Rua Júlio de Castilhos, no percurso entre as Ruas Duque de Caxias e Juvêncio Soares, será denominada “Passarela do Samba Laura Vargas”, figura conhecida do Carnaval cachoeirense. Laura entrou para o universo do samba a partir da década de 1980, transformando sua casa, como ela mesma diz, em um “barraco de escola de samba”. Participando efetivamente do movimento, fez parte da criação do Bloco Brilhante.Já desfilou por diversos Blocos de Rua e Escolas de Samba cachoeirenses como Aldeanos do Samba, Unidos da Vila, Império Comercial, Será que Sai, Ferro Velho, Turma do Gueto, Talagaço, Clube Comercial e Brilhante. Também já desfilou em Escolas de Samba de Porto Alegre, como as famosas Sociedade Beneficente Recreativa Imperadores do Samba e Sociedade Recreativa e Beneficente Estado Maior da Restinga. Na cidade de Taquari, desfilou pela Escola Batutas. Sempre fez questão de produzir suas fantasias, contando com a ajuda do querido amigo, o renomado figurinista Ronald Borges Fortes Rocco, mais conhecido como Rony Rocco, falecido no dia 14 de setembro de 2016. Na falta de habilidades artísticas para desenhar, Dona Laura Vargas, sempre que possível, cria suas fantasias de maneira direta, sem fazer uso de croquis, contando com sua criatividade e talento ao montar suas obras diretamente no manequim. Em 1995 foi homenageada pela Escola de Samba Aldeanos do Samba, com o tema: “Pompas a Laura Vargas – Tributo ao Esplendor” tendo o samba composto por Carlos Alberto Esber.

Peogramação do Carnaval 2020 de Cachoeira do Sul

18 de janeiro – sábado – 21h – Festa de Escolha da Corte – Ginásio D.Pedro I – Fenarroz

Show com Samba de Moça

* 06 de fevereiro – quinta-feira – Seminário de Apresentação de Tema-Enredo

local: Casa de Cultura

previsão: 19h às 21h

* 21 de fevereiro – sexta-feira – 21h – concentração – 

Abertura Oficial – Corte/ Banda Veterana/ Blocos e Virgens

local: Esquina da Rua D. Hermínia até a Praça Borges de Medeiros

Show com Samba de Moça

previsão : 21h às 2h

* 22 de fevereiro – sábado – 21h – abertura com desfile da Corte e Banda Veterana

22h – Desfile das Escolas de Samba

local: Rua Júlio de Castilhos entre a Duque de Caxias e Juvêncio Soares

previsão: 21h às 3h

* 23/02 – domingo – Apuração e premiação do Carnaval 2020 – 17h – UAB ( para integrantes de Escolas – 5 de cada e imprensa)