Cachoeirenses começam a receber carnês do IPTU pelos Correios

Os carnês referentes ao imposto de 2020 em Cachoeira do Sul começaram a ser  distribuídos pelos Correios nesta quinta-feira  até o próximo dia 9. A Prefeitura projeta arrecadar R$ 19 milhões, o significa um pouco mais que duas folhas de pagamento mensal dos servidores.

O IPTU teve uma majoração de 2,54%, mas com relação às taxas (iluminação e limpeza) o percentual vai a 9,65%, conforme a Secretaria da Fazenda. Ao todo, são 33.672 carnês, mas 2.084 vão para imobiliárias. O valor lançado pela Fazenda é de R$ 19.555.164,08.

NOVIDADE

A novidade deste ano é a possibilidade de acessar o IPTU pelo celular, através do aplicativo CIDADEMOB, que está vinculado ao CPF do proprietário do imóvel. O aplicativo gera o boleto e um código (que o contribuinte pode pagar pelo aplicativo do seu banco, diretamente do celular)

As opções de pagamento são as seguintes:

– Parcelamento em dez vezes

– Quem não tiver dívidas com a Prefeitura e quiser pagar o imposto em cota única no próximo dia 10 terá 15% de desconto.

– Os contribuintes com dívidas, que quiserem pagar à vista, terão desconto de 7%.

– Quem deixar para pagar no dia 10 de fevereiro ganhará 10% de desconto, se não tiver dívidas com a Prefeitura. Para quem é devedor, o desconto será de 4%.

ATENDIMENTO

A Secretaria da Fazenda manterá uma equipe para atender o contribuinte em caso de dúvida. Das 7h30min das 17h e existe a possibilidade do site da Prefeitura ser acessado para impressão do carnê do imposto.

A Prefeitura realizou um levantamento aéreo (georreferenciamento). Foi constado 469 mil de área construída e os contribuintes vão pagar por este aumento, segundo a secretária da Fazenda, Viviane Dias. “Quem tiver dúvida pode se dirigir à secretaria”, afirmou.