Prefeitura de Novo Cabrais fecha o ano com recursos em caixa, para investir em 2020

Prestes a completar mais um ano frente à administração de Novo Cabrais, o prefeito André de Lacerda avalia como positivo o seu terceiro ano de mandato ao lado do vice-prefeito Larri Schoenfeldt. A sequência do bom trabalho do ex-prefeito Leodegar Rodrigues, no mandato anterior, possibilitou uma tranquilidade para o chefe do Executivo, principalmente no fechamento das contas e nos investimentos.

Em virtude disso, o prefeito considera que o ano de 2019 foi muito positivo. “É sempre bom iniciar a gestão com uma prefeitura com as contas no azul e com grande poder de investimento. Graças a isso pudemos dar sequência ao trabalho da administração anterior, continuar com investimentos e assim avançar em diversas áreas, apesar das dificuldades encontradas”, analisa André.

Quando fala em dificuldades, o prefeito não deixa de mencionar os recursos que o governo estadual deixou de repassar na área da saúde. Somente para Novo Cabrais, o Estado deve mais de R$ 500 mil. “Em um município cujo orçamento da Saúde gira em torno de 4,5 milhões, com certeza, esse valor que deixamos de receber faz muita falta”, afirma o chefe do Executivo.

Apesar do atraso nos repasses, a administração sempre buscou priorizar os investimentos em saúde, assim como nas demais áreas. “Mesmo com a falta de recursos conseguimos cumprir nossos compromissos, mantendo a folha salarial do funcionalismo em dia, graças à redução de pessoal e também investindo no que realmente foi necessário”, ressalta.

Um exemplo da redução de custos pode ser visto no alto escalão. Das oito secretarias apenas três estão com a titularidade ocupada – Saúde; Trabalho e Assistência Social; e Educação, Cultura e Desporto. Já as secretarias de Obras; Agricultura; e Meio Ambiente e Turismo é o próprio prefeito quem responde. “Isso somado ao quadro enxuto de CC’s nos deu uma boa economia neste ano”, afirma.

Ainda na área da Saúde, o convênio com o Hospital Paraíso possibilitou um suporte na atenção básica com atendimento médico e ambulatorial para pacientes de Novo Cabrais. “Essa parceria com hospital nos ajudou a suprir a demanda de atendimentos nos nossos postos de saúde e garantiu atendimento para toda a população. Além é claro dos exames e procedimentos que foram feitos via SUS e outros convênios que a prefeitura conseguiu firmar”, destaca André.

Investimentos
Desde o início, a atual administração colocou como meta melhorar o abastecimento de água no município. Só neste ano foram mais de R$ 200 mil investidos em melhorias, ampliação e construção de novas redes com recursos próprios, totalizando nos três anos mais de 1,2 milhão de investimento na água.

Além disso, foi implantado um sistema totalmente informatizado para leitura digital e impressão da conta no ato da coleta, o que torna mais transparente e prático. O prefeito também destaca o investimento de 1,4 milhões em pavimentação e infraestrutura urbana. Neste ano foi dada continuidade a pavimentação da Avenida Rodolfo Buss e o entorno da Praça Municipal, localizado junto ao Centro Administrativo.

Trabalho deve continuar em 2020

Cientes de que estão no caminho certo, o prefeito André de Lacerda e o vice-prefeito Larri Schoenfeldt planejam dar sequência ao bom trabalho que vem sendo desenvolvido no município, no próximo ano. Entre as prioridades para o próximo exercício está dar continuidade as melhorias nas estradas do interior, na infraestrutura urbana e também nas redes de água. Para 2020 a ideia é trabalhar forte na busca de recursos para a implantação do parque de máquinas, que é um sonho da administração.