Corsan volta a captar água em Cachoeira, mas abastecimento nos pontos mais distantes irá demorar para normalizar

A falta de abastecimento de água em Cachoeira do Sul nesta quinta-feira (26) ocorreu devido ao não funcionamento de uma bomba submersa instalada na estação de recalque, no Rio Jacuí. A explicação foi dada pelo gerente em exercício da Corsan, Juliano Tatsch, em entrevista ao programa Rádio Repórter, da Rádio Fandango, na manhã de hoje (quinta-feira).

Ele disse que a bomba submersa foi instalada como uma medida preventiva, já que o nível do Jacuí baixou muito e havia possibilidade da chamada bomba original não ter mais condições de captar a água. “Só que ao acionarmos a submersa, ela funcionou bem, no entanto, constatamos um problema técnico que pode ter sido originado pela captação de sujeira no leito do rio”, afirmou, acrescentando que a chamada parte baixa da cidade a situação está normalizada na maioria dos bairros.

Juliano disse que a bomba foi consertada, mas não opera com toda sua capacidade, por isto, estão vindo de Porto Alegre mais duas bombas, mas mesmo assim a região da zona norte vai demorar para ser abastecida. O gerente informou que desde, às 8h, o reservatório localizado na Praça Borges de Medeiros está sendo abastecido para levar a água para a zona norte, no entanto, em alguns pontos a normalidade tende acontecer na parte da noite.

A Corsan alerta que ao longo da cidade, alguns hidrantes estão abertos, mas a medida é preventiva. “A abertura dos hidrantes aconteceu para saída de ar da tubulação e, com isto, evitarmos rompimentos de rede. Está tudo sob controle”, destacou o gerente em exercício da companhia.

Desde esta quarta-feira (25) um caminhão pipa da Corsan abastece reservatórios do interior como é o caso da localidade de Capão da Cruz, onde os moradores reclamam da falta de água. Outra região atendida é o Rincão da Ferreira.