Operação RS Verão Total terá 1.053 guarda-vidas no Litoral

Encerrando a capacitação de Guarda-Vidas Civis Temporários, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) realizou,  formatura das últimas duas turmas que atuarão na Operação RS Verão Total 2020.

Os eventos ocorreram simultaneamente nas praias de Tramandaí, no litoral norte, e no Cassino, em Rio Grande. Ao todo, 1.053 profissionais reforçarão o efetivo da segurança pública durante a operação que se iniciará no dia 21 de dezembro e terminará em 2 de março.

Além das duas formaturas realizadas na segunda-feira, uma terceira turma já havia concluído o curso de capacitação no dia 10 deste mês. O contingente que participará da ofensiva é formado por 389 civis e 664 militares – sendo 406 do Corpo de Bombeiros e 258 da Brigada Militar, que atuarão em águas de mar e internas, como rios e lagos.

Os profissionais civis temporários foram selecionados a partir de um processo divido em duas etapas antecedentes ao início do curso. A primeira fase, realizada pela Junta Policial Militar de Saúde (JPMS), submeteu os candidatos a exames para análise do seu estado clínico geral e de sanidade mental. Já a segunda fase, na praia do Lami, em Porto Alegre, consistiu em testes de aptidão física, onde os concorrentes realizaram atividades envolvendo corrida e natação, sendo avaliados pela Comissão Permanente de Pesquisa e Avaliação Física (COPPAFI), do CBMRS.

Após o processo seletivo, os classificados realizaram o curso de capacitação de Guarda-Vidas Civis Temporários, com carga horária de 200 horas, sendo 120 horas/aulas e 80 horas de estágio supervisionado. Durante a formação, os alunos foram submetidos às provas de suficiências físicas e técnicas, bem como ao teste de conhecimentos teóricos específicos, que tornaram os aprovados aptos a atuar.

No Estado, a atividade de guarda-vidas é desempenhada pelo CBM que, com a lei 15.817/18, integra em seu quadro de efetivo a contratação dos guardas civis. Ao complementar seu quadro de profissionais para a atividade, o serviço torna-se mais abrangente, oferecendo mais segurança à comunidade gaúcha.