Falta de chuva interrompe plantio de arroz e soja em Cachoeira e região

A falta de chuva significativa nos últimos 20 dias em Municípios da região, já traz impactos na agricultura: com o solo seco, produtores de arroz e soja precisaram interromper o plantio. Nos 35 municípios que recebem assistência da Emater, as duas culturas contabilizam aproximadamente 90% das áreas totais semeadas. Contudo, as áreas que ainda não foram plantadas preocupam os produtores. As duas culturas são impactadas de maneiras distintas pelo problema, sendo o arroz o mais afetado, com perspectiva de queda na produtividade:

De acordo com a Emater, em função do maior potencial tecnológico e dos recursos que são disponibilizados para semear a soja, o impacto do atraso do plantio deve ser menor do que na cultura do arroz. Luis Fernando acrescenta que a questão não deve interferir, se as condições climáticas tiverem alteração nos próximos dias, na produtividade da soja, por exemplo.

O período ideal para o plantio da soja seria até o dia 15 de novembro. Já do arroz, se estenderia até o fim do mês passado. As duas culturas contabilizam ainda, desde o início da safra, outras interferências climáticas. No mês de outubro, o excesso de chuva contribuiu para o atraso da semeadura. Agora, o problema é o oposto: a falta de umidade.

A Região Central tem uma área prevista de 127,2 mil hectares a serem plantados com arroz e 975,3 mil com soja. Entre os municípios mais atingidos estão Formigueiro, São Sepé, Cachoeira do Sul e Restinga Sêca.

A Emater aguarda as melhores condições climáticas para as culturas, com a chegada da chuva nos próximos dias, para fazer um balanço mais preciso sobre as projeções para as safras de arroz e soja.

fonte Gaúcha/ZH