Cachoeira debate a importância do quesito raça/cor na Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde promoveu a um encontro de capacitação para tratar sobre a importância do quesito raça/cor. O encontro, promovido dentro do mês da consciência negra, é mais um passo para o cumprimento das Políticas Públicas para População Negra, com foco no combate ao racismo institucional.

A capacitação foi ministrada pelos psicólogos Jéssyca Barcelos e Alisson Batista, ambos de Porto Alegre, ela mestranda em Psicologia Social e ele em Educação pela UFRGS, dentro da proposta da pesquisa de saúde coletiva em um projeto chamado “Harambee”, que fez um levantamento nos 497 municípios gaúchos com indicadores de saúde e epidemiológico d a população negra e 20 municípios foram selecionados para receber capacitação sobre o tema, entre eles, Cachoeira do Sul.

A proposta do encontro foi apresentar as públicas e como se faz o preenchimento de protocolos do SUS e de outros serviços e a importância da autodeclaração para que os dados seja mais realistas. Participaram do encontro servidores da Secretaria da Saúde, assistentes sociais, Conselho Municipal de Políticas Públicas da Igualdade Racial, Coordenadoria da Mulher, Compppir e acadêmicos de diversas áreas.