CETRAN/RS confirma irregularidades no Departamento de Trânsito da Prefeitura de Cachoeira e dá prazo de 30 dias para que não seja fechado

Em 23 de setembro de 2019, foi acionado o CETRAN/RS, por Luiz Romani, que solicitou na época, uma sindicância no setor de trânsito da prefeitura de Cachoeira do Sul, no documento, apontou irregularidades, que culminou em uma vistoria em loco, de dois auditores do Conselho Estadual de Trânsito. Foram detectadas irregularidades, principalmente no que tange ao não lançamento de autuações, dando prejuízo aos cofres da prefeitura, por negligência, por desleixo ou motivos outros não esclarecidos.

Após este período, nesta sexta-feira Romani recebera ligação do próprio presidente do CETRAN/RS, esclarecendo que a sindicância, apurou realmente irregularidades apontadas e que o órgão estadual estará , notificando o prefeito municipal, para que em 30 dias, determine a regularidade dos fatos apontados, e que após estes dias, voltarão os auditores para verificar se tudo esteja em conformidade com nossas normas.

Já em 2011, Romani, havia denunciado outras irregularidades, e este setor de trânsito foi lacrado por 30 dias. Acredita o denunciante que, se não forem sanadas as irregularidades, também terá o mesmo desfecho.

Salienta ainda, Romani, que não se trata de represália, mas sim em coibir irregularidades, buscar aprimoramento e uniformizar as autuações, culminando no objetivo de ver este setor, sendo administrado por pessoas alinhadas com o Sistema Nacional de Trânsito.

Também referiu o presidente que, a maioria das prefeituras do estado, estão implantando um sistema de talonário eletrônico, não fazendo mais uso do talonário físico, evitando divergências e tendo a certeza de que os lançamentos serão automáticos e direto, evitando distorções hoje apontadas.

Quanto aos valores de arrecadação das infrações emitidas nos três últimos exercícios, Romani, solicitou ao prefeito municipal, via protocolo, valores arrecadados e onde foram aplicados, mas o executivo municipal, resolveu não informar, assim procedendo, peticionou ao Ministério Público Estadual, para apurar possível desvio de valores arrecadados com multas de trânsito. Esperando que seja averiguado o mais rápido possível, sob pena de ir ao Conselho Estadual do MP, pedindo celeridade.